Magistech

Como é Dividido o Sistema ERP Para Empresas?

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento Empresarial de Recursos) é indispensável para toda e qualquer empresa, não importa qual seja seu segmento de atuação ou seu porte. A principal finalidade de um sistema ERP para empresas é integrar todas as informações e dados de todos os setores em um único software.

Por meio dessa integração, ficará muito mais fácil tomar decisões sobre a empresa, já que não serão utilizados softwares diferentes, que não se comunicam e acabam fazendo com que as informações fiquem restritas ao seu setor. Porém, por mais que um sistema ERP para empresas seja cada vez mais comum, muitas pessoas não conhecem seu funcionamento.

É interessante entender como funciona a parte técnica de um sistema de gestão ERP, pois assim a lógica de seu funcionamento ficará mais clara e será possível compreender como todas essas informações se comunicam de uma maneira tão precisa e eficaz.

Divisões do Sistema ERP Para Empresas

Quanto ao aspecto técnico, basicamente, esses sistemas se dividem em 3 camadas ou níveis diferentes, que são a apresentação, o processamento lógico e a armazenagem. Todas elas funcionam em conjunto, mas cada uma possui, individualmente, um papel muito importante.

Camada de Apresentação

Essa é a camada de um sistema de gestão ERP em que realmente existe a interação entre o usuário e o software. É nesse nível que se encontram os formulários e campos que devem ser preenchidos com informações sobre a empresa, sejam referentes ao setor administrativo, financeiro, comercial ou qualquer outro.

Tal camada funciona como se fosse a interface do sistema, onde o usuário encontra todas as opções que estão disponíveis e faz uso daquelas de que necessita. Essa é uma parte muito importante no desenvolvimento do software, já que quanto mais clara e objetiva ela for, mais fácil será seu uso.

A camada de apresentação nem sempre é igual em diferentes sistemas, muito pelo contrário: como cada empresa possui necessidades específicas, a interface também pode ser customizada para que seja a mais proveitosa e prática possível.

Camada de Processamento

Os dados e informações inseridos na camada de apresentação não ficam apenas lá. Eles precisam ser processados e passar pelos devidos cálculos para que apresentem os resultados esperados, bem como sejam encaminhados para os respectivos setores. É isso o que acontece na camada de processamento.

Essa camada do sistema ERP para empresas é a que demanda capacidade de processamento do hardware. Por isso, quanto mais complexo for o software, mais potente deve ser o sistema de computação que funciona por trás dele, seja este físico ou mesmo através da nuvem.

Todas as vezes que for necessário implantar uma nova funcionalidade ou retirar uma já existente, é na camada de processamento que isso será feito, bem como quando for preciso fazer algum tipo de atualização.

Tais alterações devem ser feitas no código-fonte do programa, que depois deve ser compilado novamente para que as atualizações passem a fazer efeito.

Camada de Armazenagem

Toda essa quantidade de dados e informações precisa ficar armazenada em algum lugar do sistema, o que fica a cargo da camada de armazenagem. É nela que consta o banco de dados, com tudo o que está no sistema de gestão ERP.

O armazenamento dos dados é imprescindível para o funcionamento de todo o sistema, além de fazer com que eles possam ser acessados em futuras ocasiões, caso necessário.

É Vantajoso Contar Com um Sistema de Gestão ERP?

Sem sombra de dúvidas. São muitas as vantagens de um sistema de gestão ERP, que ajudam todas as empresas a organizar melhor seus processos.

Os benefícios do sistema ERP para empresas de pequeno e médio porte são visíveis, diferente do que muitas pessoas pensam, que apenas empresas muito grandes e multinacionais podem contar com esse tipo de software.

A Magistech é uma empresa que disponibiliza um excelente sistema ERP para empresas para seus clientes, que pode ser personalizado de acordo com suas necessidades. Assim, o custo-benefício obtido será incomparável e todas as expectativas dos clientes serão superadas, dada a alta qualidade do software.


Data de Publicação: 23/10/2017
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento