Magistech

Como o ERP atua na área financeira e contábil da empresa

Administrar qualquer negócio nos dias de hoje não é uma tarefa tão simples como parece ser, independente de ser pequeno, médio ou grande porte, os perfis exigem muito empenho e principalmente conhecimento, por isso, se torna difícil para o gestor gerenciar tantas informações de uma só vez.

O departamento financeiro é um dos setores mais importantes de toda empresa, por esse motivo, não pode ser deixado para segundo plano, é exatamente por meio dele que a gestão financeira de sua empresa é administrada, sem ele torna dificultoso diminuir custos e controlar os gastos da organização.

Para melhorar a gestão financeira e ter controle de todas as informações e facilitar o trabalho de todos que estão envolvidos nos trâmites operacionais, é preciso adaptar um ERP, pois dessa forma é possível que a empresa alcance o sucesso esperado.

Conhecendo o ERP e sua atuação no setor financeiro

O ERP, também conhecido como Enterprise Resource Planning que em português quer dizer Planejamento de Recursos Empresariais trata de um software com capacidade para auxiliar na gestão de qualquer setor da organização.

O sistema ERP realiza a integração das informações de todos os setores de modo seguro, permitindo crescimento na produtividade dos colaboradores, torna o meio de comunicação melhor entre a equipe e ajuda na diminuição de gastos desnecessários ampliando a lucratividade da empresa.

Após a sua implantação, todos os processos dos diversos setores da empresa serão administrados pelo software que conta com funções que permitem a unificação de todas as informações desses departamentos em uma única plataforma.

O sistema de gestão ERP tem como objetivo melhorar a produtividade e unificar dados e informações precisas permitindo melhor desenvolvimento da empresa. Além de permitir ao gestor visão total de todo o andamento da empresa.

ERP no setor de finanças e contábil

O setor financeiro e contábil são os responsáveis por administrar os lucros, contas a receber e a pagar, ou seja, tudo que está relacionado ao capital da organização. Sendo assim, o setor contábil é considerado o carro chefe que faz a corporação caminhar.

É muito importante que os dois setores tenham atenção redobrada e devem trabalhar constantemente atrelada a outras repartições como marketing, compras, vendas, RH, comercial e outros.

O sucesso de todo empreendimento exige que seu gestor tenha ciência da verdadeira situação financeira que se encontra a organização.  A contratação de serviços contábeis pode ajudar muito, portanto não é descartada a importância da implantação do sistema ERP.

Esse software conta com função de gerenciamento de caixa e seu fluxo de modo simples e rápido tornando mais fácil o trabalho do colaborador.

Outro setor muito importante para as empresa é a gestão fiscal. É ela a responsável por todo o aspecto tributário da organização, por meio dela são administradas às atividades que estão atreladas aos tributos, com a finalidade de aperfeiçoar todo o processo de tributos.

Vantagens disponibilizadas pelo ERP

Como mencionado anteriormente, o ERP é um sistema que tem como função controlar diversas informações, dados e processos diários de uma empresa. Vale ressaltar que o sistema ERP é uma ferramenta que permite maior controle do setor financeiro de seu negócio. Veja abaixo cinco vantagens por ele disponibilizadas.

  • Maior visão das informações financeira;
  • Permite criar estratégias para tomadas de decisões;
  • Visão da área de risco;
  • Empresa mais segura e saudável;
  • Detecção de falhas.

A Magistech É uma empresa especializada em diferentes sistemas de gestão empresarial, assim como o sistema ERP. A empresa tem como objetivo manter sempre o relacionamento e a boa parceria com todos os seus clientes.


Data de Publicação: 16/07/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento