Magistech

Entenda a diferença entre ERP e Sistema Integrado de gestão

É importante fazer a comparação desses sistemas para ter em mente a noção real da necessidade que cada um atende. Mesmo que um sistema ERP (planejamento de recursos corporativos) e um sistema integrado de gestão sejam parecidos em alguns pontos, suas características, formas e funcionalidades claramente distintas tornam os dois sistemas bastante diferentes.

Conhecer essas diferenças faz muitas vezes com que a maioria das empresas que estão começando, utilizem um sistema integrado primeiro e depois implante um sistema ERP conforme o desenvolvimento da empresa. Para fazer a escolha inteligente ou saber quando é o momento de implementar um ERP requer uma compreensão completa das diferenças entre o sistema integrado de gestão e um ERP.

O Funcionamento do ERP

Vamos começar analisando que um sistema ERP engloba dados de uma variedade de processos de áreas diferentes em um sistema de informação abrangente que envolve toda a empresa. O principal objetivo é facilitar a gestão diária de todas as operações. As informações armazenadas em um banco de dados ERP permitem que a empresa e os usuários acessem informações de maneira rápida e também permitam o acesso a determinados funcionários conforme sua alçada.

Como por exemplo, o pessoal do departamento comercial pode acessar as informações de pedidos de um cliente, incluindo detalhes da entrega, fechamento de proposta, etc. O representante de vendas pode acertar descontos dentro dos parâmetros preestabelecidos com cada cliente, ou notificar qualquer observação em relação aquele pedido. Com o ERP é possível gerir melhor as ações comerciais e ajudará a empresa na definição de metas, planejamento para reduzir custos e aumento da rentabilidade de todos os produtos.

O funcionamento do Sistema Integrado de Gestão

Um sistema de Gestão busca somente melhorar a eficiência e precisão do fluxo operacional, financeira e de gastos, bem como a organização dos processos. Um sistema integrado de gestão atinge esse objetivo ao assimilar aspectos individuais de cada processo, de forma mais simples articula o gerenciamento dos departamentos, em um único sistema integrado, mas não integral. Tem suas vantagens, porém como a gravação das informações é menos complexa, o sistema de gestão torna o acesso à informação menos abrangente, mas também é capaz de reduzir os custos administrativos dos processos.

Principais Diferenças

Um sistema integrado de gestão de modo geral contempla funções mais específicas, enquanto o ERP é um sistema que incorpora muitas outras funções. Conforme a escolha dos módulos esse sistema permite a inclusão de funções que fazem a integração de áreas como, vendas, recursos humanos, distribuição, estoque, finanças e daí por diante. E a maior diferença mesmo é a capacidade de integração oferecido pelo ERP.

A Magistech dispõe de sistema integrado de gestão especialmente para a indústria de laticínios. O sistema de gestão da indústria da Magistech atua para que seus clientes consigam completa gestão de seus processos e informações de forma clara e objetiva, dessa maneira as empresas podem personalizar funções específicas de acordo com as suas necessidades, com maior rapidez, qualidade nos dados e segurança para a tomada de decisões.

Com anos de experiência e credibilidade no mercado nacional, principalmente neste setor de lácteos, oferece as melhores soluções em tecnologia de sistema de gestão para garantir a tranquilidade de seus clientes. Acesse agora mesmo o site da Magistech, confira todas as soluções e contrate este sistema para sua empresa.

Para saber mais informações sobre sistema integrado recomendamos a leitura do post: Sistema integrado de gestão atua também na indústria de laticínios.


Data de Publicação: 06/10/2017
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento