Magistech

Entenda a diferença entre ERP, WMS, MRP

Os avanços tecnológicos fazem parte da evolução tanto das pessoas como das empresas. A tecnologia facilitou meios de comunicação, compra de produtos pela internet sem sair de casa, velocidade nas informações, sistemas de gestão empresarial, como ERP, WMS, MRP, entre outras inovações.

No meio de tantas inovações, surgem os sistemas integrados para empresas, ou seja, sistemas de gestão, como os mencionados acima. Hoje vamos conhecer um pouco de cada um deles, quais suas funcionalidades, diferenças e benefícios.

Muitos empresários devem ter ouvido falar de todos eles, porém podem não ter conhecimento de suas funções. No post de hoje vamos falar um pouco de cada um deles, a começar pelo ERP.

Sistema ERP

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning. Trata-se de um sistema capaz de gerenciar informações ligadas aos processos operacionais, administrativos e gerenciais da organização.

O ERP concentra e comanda o fluxo de informações, reunindo em um só lugar os setores da empresa, facilitando o acesso e tornando-o mais prático e ágil.

O Sistema ERP pode ser benéfico para o seu negócio, uma vez que entre muitas vantagens, a principal delas é o crescimento da sua empresa. Ao implantar um ERP, o gestor perceberá que as informações chegam até ele em menos tempo, tornando mais simples a tomada de decisões.

Com o sistema de gestão ERP, os processos de sua empresa ficam mais organizados, tornando prático o gerenciamento, impactando na diminuição dos custos, fazendo com que a organização possa atingir suas metas. Tudo isso é possível devido às inúmeras vantagens que o software oferece, como algumas citadas abaixo.

  • Controle total sobre as tarefas da organização;
  • Diminuição de custos;
  • Redução de falhas;
  • Evita o retrabalho;
  • Controle do fluxo de caixa;
  • Emissões de notas fiscais;
  • Envio de boletos;
  • Aumento da produção;
  • Reduz o capital humano;
  • Otimiza os processos

É importante lembrar que o sistema de gestão ERP se divide em três etapas diferentes, sendo elas a apresentação, o processamento lógico e a armazenagem. Apesar de trabalharem em conjuntos, cada uma tem sua individualidade.

Sistema WMS

O WMS é um sistema de gerenciamento de armazém, ou seja, Warehouse Management System. Este sistema tem o objetivo de controlar o setor de estoque, automatizando toda a armazenagem e facilitando a localização dos produtos e outros materiais. Os benefícios vinculados a ele são:

  • Aumento na produtividade;
  • Redução de erros;
  • Controle de estoques;
  • Fácil localização de materiais e produtos;
  • Otimização de espaço para armazenamento.

 

Sistema MRP

O sistema MRP (Material Requirement Planning) tem a finalidade de informar a quantidade de itens armazenados no estoque a fim de evitar atrasos na entrega e com isso gerar economia. O MRP trabalha a favor de evitar faltas e sobras na produtividade, ou melhor, o sistema desenvolve suas atividades só com a quantidade específica de cada produto.

Dessa forma é possível evitar uso desnecessário de espaço no estoque. O software realiza o levantamento da quantidade de pedidos e cria sugestões de quando e quanto o gestor poderá investir em produtos, assim ajudando a evitar os gastos.

Conclusão

Os três sistemas são indicados para gestão empresarial, porém cada um tem suas individualidades. Entre todos eles, o ERP, é o que conta com avanços tecnológicos de última geração e capacidade de integrar com praticidade todos os setores da empresa, ou seja, se mostra como a melhor opção.

Por esses e outros motivos é importante para as organizações implantarem um ERP que atenda a todas as necessidades diárias ajudando no desenvolvimento e crescimento da empresa com um todo.

Ao conhecer o sistema ERP da Magistech, você verá como ele é completo e pode suprir todas as necessidades da sua empresa com excelência, e o melhor, com um custo-benefício incomparável. A Magistech é uma empresa muito experiente, que oferece o melhor sistema de gestão ERP para empresas que você encontrará no mercado.


Data de Publicação: 02/05/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento