Magistech

Sistema ERP: gestão orçamentária, financeira e fiscal

O sistema ERP pode ser utilizado para a gestão de vários setores, como orçamentário, financeiro e fiscal, e compreender como isso funciona será de grande valia para a sua empresa. Entenda melhor do que se tratam esses tipos de gestão e veja como sua empresa pode ser beneficiada ao adotá-los.

 

Gestão orçamentária

A gestão orçamentária é fundamental para todas as empresas, independente do porte ou segmento. Por meio dela, os gestores conseguem criar planejamentos e metas, ter previsões do comportamento do mercado para futuras transações e poder ver de perto os resultados com a finalidade de ajustar a empresa aos seus propósitos.

É muito importante que as organizações desenvolvam sempre a boa prática orçamentária, pois só assim conseguirão obter resultados mais eficientes e tomar decisões mais assertivas e seguras.

Resumidamente, a gestão orçamentária é o meio de instituir metas e entrar com os recursos necessários para alcançá-las, ou seja, ela funciona como um planejamento para o futuro.

 

Gestão financeira

A gestão financeira tem como objetivo planejar, analisar e controlar todas as atividades financeiras de uma organização. Ela engloba todas as ações relacionadas a investimentos, custos diversos, empréstimos e despesas em geral, entre outros fatores.

Esse setor contribui com a empresa ajudando-a a se prevenir de possíveis problemas financeiros, seja quando o mercado está em condições normais ou em tempos de crise. Por meio dela, controla-se a entrada e a saída de todo o capital investido através de uma análise contínua de todos os custos da organização.

A boa qualidade da gestão financeira conta muito para as empresas, pois uma má gestão poderá gerar grande perda de capital e, em alguns casos mais agravantes, pode causar problemas ainda mais sérios com as finanças da empresa.

 

Gestão fiscal

A gestão fiscal é tão importante para as empresas como a orçamentária e a financeira. É o setor responsável por todas as exigências tributárias dispostas na legislação. Cabe a esse departamento a escrituração fiscal, pagamentos e apuração de impostos, entre outros quesitos relacionados à área.

Vale lembrar que a cobrança das taxas vai depender do porte e da natureza das operações por ela realizadas. No entanto, o essencial é dar início à gestão fiscal antes mesmo da abertura de seu empreendimento, uma vez que se faz necessário definir qual será o regime tributário em que o seu negócio irá se enquadrar.

 

Importância do sistema ERP nas gestões orçamentária, financeira e fiscal

O sistema ERP é um software que conta com a função de unificar diversos setores, possibilitando a todos que fazem parte da corporação acesso às informações necessárias e proporcionando ao gestor a tomada de decisões.

Com a introdução do ERP, é possível tornar mais prático e rápido todos os processos diários do seu negócio, além de armazenar dados e informações em uma única plataforma.

Ele é o sistema para controle ideal para a sua empresa, já que ajuda em uma administração eficiente do estoque, RH, financeiro, gestão orçamentária, fiscal, contábil e também de outros setores.

 

Gestão contábil, financeira e fiscal

As áreas contábil e financeira são designadas para controlar todo o capital da empresa, pois são responsáveis pela administração dos lucros, contas a pagar e a receber, além de serem muito importantes para o crescimento da corporação.

Os dois departamentos devem trabalhar em conjunto e estar sempre lado a lado com os demais setores. Portanto, a atenção precisa ser redobrada, mas, sem a ajuda de um ERP, fica muito mais complicado ter uma gestão eficiente.

Por esse motivo, é primordial que todo gestor adote esse sistema. O ERP atua nas áreas financeira e contábil da empresa, bem como nos outros setores, e possibilita uma gestão de alta qualidade e confiabilidade.

Há vários benefícios da automatização do processo financeiro, que por sua vez facilitam para o empresário a tomada de decisões. Desse modo, ele poderá criar planos e estratégias para redução de falhas, aumento na produtividade e alcance de melhores resultados e maior lucratividade.

O setor fiscal também pode ser gerenciado com muito mais praticidade, agilidade e segurança, já que todas as informações serão reunidas em uma única tela, o que o torna muito mais prático e eficiente e, por consequência, também ajuda os colaboradores dessa área.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema ERP e conta com diferentes soluções tecnológicas, como o sistema para laticínios. A empresa visa oferecer o que há de melhor para seus clientes, de modo que a gestão se torne mais prática, simples e eficiente.


Data de Publicação: 11/10/2018
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento