3 motivos pelos quais você deve investir em ERP para gestão de fazendas

abr 17, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Já não é segredo para ninguém que a modernização da gestão de fazendas e propriedades rurais pode ser um grande diferencial para controlar todos os processos e atividades produtivas do seu negócio. Isso ocorre porque é por meio da gestão que temos o controle e o gerenciamento de toda engrenagem que faz o negócio acontecer. O que é ideal para garantir o crescimento, desenvolvimento e, é claro, a lucratividade do mesmo. Com uma boa gestão podemos: controlar o estoque, antecipar problemas, gerir gastos, analisar contas a pagar, administrar funcionários, analisar os lucros, controlar produções e mantimentos, entre diversos outros processos.

E é exatamente considerando a importância da gestão das propriedades rurais que neste blog post você vai conhecer três diferentes motivos pelos quais você deve investir em um ERP para gestão de fazendas.

1. Modernização dos processos

É certamente por meio dos softwares de gestão que você proporciona a modernização e integração dos processos das atividades envolvendo a sua fazenda. Atualmente, sem dúvida, os melhores resultados são obtidos pelos empreendedores que adotam o planejamento aliado à tecnologia como estratégia. No âmbito do ERP, um importante passo para melhorar os resultados no campo é o planejamento. A melhor prática implica em estruturar um plano claro de produtividade. E, à medida que as ações do plano são executadas, o gestor deve acompanhar os resultados em tempo real.

2. Acompanhamento dos custos

Sem dúvida, o acompanhamento de custos e tarefas são os processos mais importantes na indústria do agronegócio. Veja alguns dos indicadores que são imprescindíveis para o seu segmento:

  • Custos de aplicação de insumos;
  • Custos de aplicação de defensivos;
  • Horas trabalhadas das equipes e das máquinas, etc., divididas por talhão, por cultura, por variedade, por área, por fazenda, etc.
  • Dados da produtividade de cada cultura;
  • Acompanhamento de datas e prazos que estão vencendo;
  • Tarefas que deixaram de ser feitas e quais demandas devem ser atendidas, como, por exemplo, apontar sugestões de compra para que não faltem insumos cruciais ao planejamento de safra.

3. Tomada de decisões mais assertivas

A facilitação na tomada de decisões é também uma das grandes vantagens de investir em ERP para a gestão de fazendas. Isso ocorre pelo fato de que o sistema conta com a criação de relatórios de forma muito mais rápida e extensa e, além disso, os oferece com detalhes bem seguros para que você possa acertar nas suas próximas decisões.

E agora que você já conhece as três principais vantagens de investir em ERP, o que você ainda está esperando para contar com esse diferencial na gestão da sua propriedade rural?

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.