4 sinais que a Força de vendas da sua empresa está doente

jan 14, 2021

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Força de vendas é um setor da sua empresa que precisa estar sempre em alta para manter os bons resultados. Por isso, quando ela enfraquece, logo é possível perceber as consequências negativas disso. Porém, como perceber os sinais de que ela está adoecendo e identificar os possíveis gaps para reverter esse quadro o quanto antes?

Ao longo desse conteúdo, você vai conferir os 4 principais sinais de que a força de vendas da sua empresa está precisando de mais atenção. Vamos lá!

1- Atendimentos iguais para quaisquer clientes

Se cada consumidor é diferente, apresentando preferências e necessidades distintas, eles também precisam de atendimentos individualizados. A identidade de comunicação da sua empresa pode sair ganhando caso seja padronizada, mas o atendimento ao cliente não.

É fundamental analisar os perfis de clientes, estabelecer as etapas do processo de vendas da sua empresa, identificar onde cada cliente está e, dessa forma, oferecer um atendimento personalizado para cada um.

Para melhorar o atendimento e, consequentemente, o relacionamento com o público do seu negócio, é recomendável investir mais em treinamentos frequentes para que a sua equipe de vendas continue se capacitando e entendendo o que deve ser melhorado.

2- Falta de valor agregado ao produto ou serviço

Provavelmente você já deve ter ouvido falar da importância de conhecer a fundo cada um dos produtos ou serviços da empresa, saber os seus diferenciais, entender suas particularidades e cada uma de suas características principais, não é?

Entretanto, para realmente agregar valor ao que sua empresa vende é necessário ir além: quais são as vantagens que tal cliente vai adquirir ao comprar seus produtos ou serviços? Em um mercado cada vez mais competitivo, os consumidores não buscam comparar apenas valores, mas identificar qual produto ou serviço realmente pode solucionar algum problema ou necessidade que eles possuem.

3- Comunicação sem transparência

Se tem um fator que pode contribuir bastante ou atrapalhar, dependendo do modo em que é realizado, é a comunicação. Muitas vezes, a força de vendas se enfraquece porque não há clareza ou transparência na comunicação realizada entre os profissionais de venda, os fornecedores, a gestão e os clientes.

Algumas atitudes podem melhorar isso, como:

  • Fortalecer a cultura corporativa;
  • Mostrar resultados de vendas para a equipe;
  • Compartilhar informações e métricas dos processos para os colaboradores;
  • Permitir que a equipe de vendas participe das reuniões de planejamento;
  • Oferecer feedbacks com mais frequência;
  • Definir metas, por meio da análise de relatórios, com a colaboração do time.

4- Ausência de monitoramento

A fim de garantir planejamentos mais eficazes e resultados mais assertivos, é essencial realizar o monitoramento de cada etapa dos fluxos de vendas. Pois, dessa forma, você vai ter mais dados para embasar as próximas estratégias e analisar o que pode continuar ou o que deve ser transformado.

Fazer o devido acompanhamento do trabalho da equipe de vendas não apenas otimiza o tempo, mas também evita retrabalho, diminui os custos operacionais, aumenta a motivação dos colaboradores e facilita o alcance de metas do time.

Dica extra: Para fortalecer ainda mais a força de vendas da sua empresa, é de extrema importância investir em um software de automação. Por meio dele, você vai poder seguir todas as dicas que foram dadas com mais praticidade, agilidade e eficiência para vender muito mais.

Conheça o Magis Força de Venda

O Magis Força de Venda, desenvolvido pela Magistech, faz com que seus vendedores sejam mais produtivos e os gestores mais qualificados, gerando ainda mais resultados e vendas  para sua empresa. Por meio dele, você pode enviar e receber dados de forma online e offline, se comunicar de forma ágil e instantânea, integrar com o Magis TI e alcançar um outro nível gerencial e de vendas para expandir o potencial da sua empresa.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.