Agronegócio: conheça 6 tecnologias que impactam a área

mar 30, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

A transformação digital aplicada à área da agricultura vem para dar mais eficiência, praticidade e sustentabilidade aos produtores rurais, além de atender às constantes mudanças no mercado.

Uma das áreas mais impactadas (de forma positiva) pelo avanço dos recursos tecnológicos é, sem dúvida, a da agricultura. Aliás, tecnologia e agronegócio andam sempre alinhados em prol de uma produção mais rentável no campo e que atenda às exigências tanto do consumidor quanto do produtor rural.

Com recursos cada vez mais modernos e inovadores, como Internet das Coisas (Iot), drones, e softwares de gestão, o que não falta são insumos para solucionar os desafios do agronegócio. Quer saber quais são as últimas tendências para o setor? Acompanhe!

Internet das Coisas (IoT)

Transformar objetos do dia a dia em poderosos aliados por meio de sensores interligados e conectados a uma rede é a premissa da Internet das Coisas. Também chamada de IoT, a tecnologia é aplicada em propriedades rurais.

Os equipamentos agrícolas (tratores e colheitadeiras) recebem sensores, que enviam dados importantes sobre a plantação, as condições do solo ou do clima, entre outros. O processo agiliza a coleta de informações a distância e em tempo real, potencializa a tomada de decisão, contribui com a produtividade, aumenta o rendimento e reduz custos.

Drones

Cada vez mais acessíveis, os drones desempenham múltiplas funções no campo, viabilizando o rastreamento das áreas agrícolas. Os dispositivos aéreos podem captar imagens e transmitir dados sobre a topografia das terras, o desenvolvimento das lavouras e até mesmo a detecção de pragas ou doenças.

Dessa forma, os agricultores podem observar de perto o comportamento da plantação e agir com mais rapidez na resolução de eventuais problemas. Com o apoio de softwares de leitura e sensores próprios, os aparelhos devem se tornar cada vez mais ágeis.

Sistema de gestão (ERP)

Quem quer ganhar agilidade e ter tudo sob controle precisa investir em um software de gestão. Por meio de sistemas inteligentes, integrados e com armazenamento na nuvem, é possível gerenciar todas as atividades do agronegócio:

  • realizar coletas avançadas de dados;
  • otimizar as tarefas do dia a dia;
  • reduzir os custos de produção;
  • evitar o desperdício de tempo.

Integração é a palavra-chave quando se fala em tecnologia e agronegócio. E quem cumpre muito bem este papel é a agricultura de precisão. Trata-se de um sistema de manejo integrado que reúne diversas informações relevantes e variações no campo com o intuito de melhorar o rendimento da produção.

O objetivo principal dessa tendência é identificar os insumos adequados para cada área da propriedade rural e torná-la mais sustentável. O processo ajuda a antecipar o estado de maturação das plantas e otimizar o projeto de colheita.

Big Data

A transformação digital no campo passa pelo conceito de Big Data, que nada mais é do que uma forma de coletar, armazenar a avaliar um volume grande de dados. Com as informações organizadas, a tomada de decisão fica mais fácil para os gestores. A tendência é permitir que as máquinas interajam entre si e, assim, aumentem a produtividade.

Biotecnologia

Por fim, a biotecnologia vem para completar a lista das principais tendências da combinação entre tecnologia e agronegócio. Sua aplicação permite a inserção de genes com o intuito de alterar as características das plantações de acordo com determinadas condições, como região ou época do ano.

Em outras palavras, são as sementes geneticamente modificadas. Mais eficientes, com melhores índices de produtividade, maior tolerância e resistência a pragas e defensivos agrícolas. Esse controle biológico também visa a sustentabilidade.

Aliar tecnologia e agronegócio tem sido o caminho escolhido por muitos agricultores a fim de otimizar a produção. A decisão não leva em conta apenas a possibilidade de lucros maiores, mas também a criação de lavouras mais resistentes às variações de solo ou condições do clima. Dessa forma, o objetivo é buscar meios eficientes, práticos e sustentáveis de atender a demanda do mercado.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.