As etapas para implementação do sistema integrado de gestão ERP

out 11, 2019

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

O ERP é um software integrado de gestão voltado ao setor empresarial que tem como objetivo reunir em um único sistema todas as informações geradas pelos diversos departamentos. Um exemplo é o compartilhamento de informações referentes ao financeiro, contabilidade, recursos humanos, estoque, compra e venda, entre outros.

O sistema ERP é constituído por módulos, sendo um para cada setor da empresa. Além disso, conta com funcionalidades que auxiliam na automatização dos processos, tornam a gestão mais ágil e prática, dispensam o uso de outras soluções e disponibilizam para gestor informações precisas, facilitando a tomada de decisão por parte da administração.

O interesse das empresas pelo ERP vem aumentando a cada ano que passa. A razão pela preferência está relacionada à necessidade de modernizar, uma vez que, a cada momento, surgem novas tendências em um mercado onde a concorrência aumenta aceleradamente.

Portanto, a implantação de um sistema ERP passa por várias etapas. Por isso, é muito importante que os gestores saibam qual o software que mais se adequa ao perfil do seu negócio, uma vez que as organizações possuem necessidades diferentes.

Confira as etapas de implantação do sistema ERP

Ao decidir pela implantação de um ERP, é de suma importância que os gestores estejam atentos às inúmeras facilidades que o software oferece.

O sistema ERP é uma solução que permite ao gestor aprimorar e controlar todas as informações relacionadas ao seu negócio, gerenciando todos os dados e os diversos processos do dia a dia da corporação.

Resumidamente, é possível afirmar que o ERP é uma estratégia que permite um melhor gerenciamento das informações, o que permite uma tomada de decisão mais ágil, prática e segura. Por meio dessa ferramenta, o gestor pode entrar com ações de melhorias para evitar possíveis falhas que podem impactar negativamente o desempenho da organização como todo.

Dessa forma, o ideal é prestar atenção às sugestões abaixo de como implantar o ERP na sua empresa e fazer dessa estratégia um diferencial. Isso irá contribuir para que o seu empreendimento garanta o seu lugar de destaque no mercado e alcance o sucesso desejado.

Etapas para a implantação do ERP

  1. Análise dos processos

É importante analisar com precisão todos os processos. Lembre-se que o ERP disponibiliza diversos benefícios para a sua empresa, no entanto, a sua implantação deve acontecer de acordo com a necessidade ela demanda.

  1.  Especificar quais as prioridades da organização

Após a realização da análise, é importante determinar quais são as principais necessidades da organização. Somente então pode-se recorrer às eficientes funcionalidades do ERP, que, por sua vez, irão otimizar os processos relacionados às inúmeras atividades do dia a dia do seu negócio.

  1. Contrate especialista para fazer a implantação do ERP

Aparentemente, a implantação do sistema ERP é uma tarefa simples de ser realizada, mas se engana quem tem essa visão. O ideal é que a empresa possa contar com a ajuda de um profissional especializado, a fim de garantir que não ocorra qualquer erro que possa interferir no bom funcionamento dos softwares de gestão.

  1. Invista na capacitação de sua equipe

É de suma importância para a organização ter uma equipe altamente qualificada e preparada para lidar com o novo, ou seja, com as transformações internas da corporação. Por esse motivo, é primordial preparar a sua equipe para a implantação do ERP e torná-la capaz de fazer uso dessa solução e alcançar resultados mais relevantes.

  1. Crie um planejamento eficiente

Lembre-se que, no planejamento, é necessário especificar todas as metas para a implantação do ERP e a forma pela qual os resultados serão alcançados.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de sistema de gestão ERP, assim como o sistema para laticínios para o setor industrial lácteo. A empresa conta com diferentes soluções tecnológicas e atende empresas de todo porte e segmento.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de abril, em função de menor oferta de leite e incremento dos custos de produção. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,43 por litro.Houve significativa melhora na relação de troca...

Por que manter o ERP atualizado é tão importante?

Por que manter o ERP atualizado é tão importante?

Pensando em cortar gastos e economizar recursos, muitos gestores negligenciam a atualização de seus softwares de gestão.  No entanto, os riscos de uma solução defasada são muitos e podem afetar diretamente a produção, lucratividade do negócio e até a tomada de...

Mercado de Leite e Derivados – Maio/2022

Mercado de Leite e Derivados – Maio/2022

O último leilão da Plataforma Global Dairy Trade (GDT) em 03 de maio registrou forte recuo nos preços internacionais dos derivados lácteos. O leite em pó integral caiu 6,5% para US$3.916/tonelada, ficando inclusive abaixo do leite em pó desnatado, que fechou em...