As principais estratégias para aprimorar uma cadeia de suprimentos

nov 29, 2019

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

A cadeia de suprimentos, também conhecida como Supply Chain Management (SCM), quando desempenhada de maneira eficaz, pode trazer inúmeros benefícios para a empresa. Com isso, ela aumenta o seu potencial para competir com seus concorrentes.

Vale lembrar que essa é uma atividade que requer total atenção, até porque é muito importante que o supply chain seja muito bem elaborado para que possa influenciá-la de forma positiva junto aos seus parceiros e compradores e, com isso, tornar a marca cada vez mais forte.

Sendo assim, é preciso saber como otimizar esse setor e garantir melhores resultados. Nem todo gestor sabe como fazer isso, então confira as dicas para colocar os planos em prática!

  1. Controlar o setor de produção

O setor de produção anda lado a lado com a cadeia de suprimentos. Por essa razão, é de grande importância que seja muito bem gerenciado. O ideal é manter sempre um bom relacionamento com a equipe, junto a ela buscar descobrir onde é preciso melhorar e, em seguida, entrar com estratégias de melhorias.

  1. Invista em um software de gestão

A cadeia de suprimentos envolve várias atividades de setores diferentes, além de tarefas como relações internas com clientes e fornecedores, por exemplo.

Sendo assim, nada mais justo que investir em um software de gestão como o ERP, com capacidade para simplificar todos os processos relacionados às diversas atividades diárias do seu negócio. Além disso, ele pode checar departamento por departamento e unificar todos em uma única plataforma.

  1. Faça a integração de toda a equipe

Para que uma empresa tenha um bom fluxo de trabalho, é primordial que os setores conversem entre si, ou seja, que estejam ligados uns aos outros. Por isso, o gestor precisa investir em comunicação, unindo as equipes, fazendo com que trabalhem juntos e falem a mesma língua para não haver divergência de informação. Com isso, é possível reduzir a burocracia e simplificar a realização das atividades.

  1. Otimizar a previsão de demanda

A previsão de demanda é outro fator muito importante para a cadeia de suprimentos, pois pode trazer para esse setor grandes melhorias, como impedir desperdícios de recursos devido à falta de movimentação do estoque, e perdas de vendas por falta de mercadorias.

  1. Melhore o fluxo de caixa

A falta de um bom gerenciamento de fluxo de caixa pode impactar a cadeia de suprimentos. Por isso, é de suma importância o gestor monitorar e comparar todos os orçamentos para averiguar se há desvios de verbas e entrar com medidas de precauções o mais rápido possível, de modo a evitar futuros problemas.

Com o aumento da competitividade no mercado, é possível ver o quanto é importante que os gestores invistam em um sistema de gestão, mas, para isso, é preciso fazer uma análise sobre quais são as necessidades para, então, comprar o software de acordo com o perfil do seu empreendimento.

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão ERP, como o sistema para laticínios. A empresa tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

Veja mais: Sistema MES | Cyber ERP | ERP Gerencial

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de abril, em função de menor oferta de leite e incremento dos custos de produção. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,43 por litro.Houve significativa melhora na relação de troca...

Por que manter o ERP atualizado é tão importante?

Por que manter o ERP atualizado é tão importante?

Pensando em cortar gastos e economizar recursos, muitos gestores negligenciam a atualização de seus softwares de gestão.  No entanto, os riscos de uma solução defasada são muitos e podem afetar diretamente a produção, lucratividade do negócio e até a tomada de...

Mercado de Leite e Derivados – Maio/2022

Mercado de Leite e Derivados – Maio/2022

O último leilão da Plataforma Global Dairy Trade (GDT) em 03 de maio registrou forte recuo nos preços internacionais dos derivados lácteos. O leite em pó integral caiu 6,5% para US$3.916/tonelada, ficando inclusive abaixo do leite em pó desnatado, que fechou em...