Boletim de Preços Indicadores do mercado de leite Maio de 2022

jun 6, 2022

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Maio registra nova alta de preços dos derivados lácteos no mercado atacadista

Os preços dos derivados lácteos no mercado atacadista continuaram em elevação no mês de maio. Apesar dos aumentos terem ocorrido em menor intensidade, já sinalizando uma dificuldade maior de repasse, as cotações seguiram em elevação. Os dados do IBGE sobre a produção nacional no primeiro trimestre indicaram queda histórica, de 10,5%. Além disso, a sazonalidade da oferta é de baixa devido ao período de entressafra, deixando a indústria de laticínios com estoques baixos. Neste sentido, os repasses também estão ocorrendo na mesa do consumidor, a despeito da fragilidade da demanda.

Conseleites sinalizam aumento nos preços

Em maio/22, o preço do leite ao produtor registrou elevação na comparação com o mês anterior, sendo a quarta alta consecutiva no ano. Para o pagamento de junho, todos os Conseleites indicaram movimentos de alta, em linha com o observado no mercado atacadista e Spot. As elevações variaram entre 0,3% em Minas Gerais e 1,1% em Santa Catarina.

Farelo de soja e milho recuam. Boi e bezerro também em queda

Nos mercados de milho e farelo de soja, o último mês foi de novo recuo nos preços em função de uma maior pressão de venda dos produtores com o avanço da colheita, queda nas cotações internacionais e valorização na taxa de câmbio, em Reais/dólar. Apesar da volatilidade, o cambio no final de maio ficou 10,4% abaixo do observado a um ano. No mercado pecuário, as cotações do boi e do bezerro seguiram em desaceleração ao longo de maio. A maior oferta de animais terminados, em função de retenção mais difícil com a piora na qualidade das pastagens, pressionou as cotações.



FONTE: Centro de Inteligência do Leite da Embrapa Gado de Leite.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Mercado de Leite e Derivados – Junho 2022

Mercado de Leite e Derivados – Junho 2022

O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de maio, em função ainda de menor oferta de leite. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,54 por litro.Houve importante melhora na relação de troca leite/mistura. Foram necessários 42,6...

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de abril, em função de menor oferta de leite e incremento dos custos de produção. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,43 por litro.Houve significativa melhora na relação de troca...