Como manter um equilíbrio financeiro com um fluxo de caixa projetado

mar 4, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Você sabe como manter um equilíbrio financeiro com um fluxo de caixa projetado? Em primeiro lugar, o fluxo de caixa projetado tem como objetivo principal o controle de contas a pagar e a receber, por isso, ele prevê situações de alto risco e é fundamental para o funcionamento de um negócio.

Pensando nisso, este artigo discutirá sobre o que é o fluxo de caixa projetado, como funciona sua estrutura, quais são seus benefícios e aplicações em conjunto ao sistema de gestão ERP. Vamos conhecer mais sobre o assunto?

O que é o fluxo de caixa projetado?

O fluxo de caixa projetado é caracterizado pelo seu modo de projeção, no qual situações de risco são antecipadas, a fim de otimizar sua gestão financeira. Isso quer dizer que ele consiste em um recurso estabelecido pelas entradas e saídas do caixa da empresa, incluindo contas a pagar e a receber, mesmo que sejam de datas futuras em um período determinado.
Sendo assim, essa é uma ferramenta muito útil para empresas que se preocupam com a vulnerabilidade de problemas financeiros que podem ocorrer a qualquer momento, portanto, com o auxílio do fluxo de caixa projetado, é possível conhecer mais a fundo informações como receita, lucros e despesas.

Como funciona?

Um fluxo de caixa projetado pode ser estruturado de diferentes formas de acordo com a organização financeira da empresa. Dito isso, é importante que seu departamento escolha a maneira mais simples e eficiente de operá-lo, sendo dividida em três grupos:

  • Financiamento: onde são listadas todas as entradas e saídas de financiamentos, tais como amortização de empréstimos e pagamento de juros, por exemplo;

  • Investimento: são listadas as compras de bens para a empresa, aplicações financeiras e demais movimentações sobre investimentos;

  • Operacional: neste segmento, são mantidas as receitas e despesas de vendas, bem como sua administração e custos de produção. De um modo geral, é onde está todo o funcionamento da empresa.

Benefícios do fluxo de caixa projetado

Para acompanhar a viabilidade financeira da sua empresa, o fluxo de caixa projetado dispõe de alguns benefícios que podem auxiliá-lo a curto ou longo prazo, mantendo o equilíbrio de suas finanças e analisando as melhores estratégias econômicas:

  1. Necessidade de ajustes do preço de venda;

  2. Realização de promoções e liquidações;

  3. Planejamento, previsão e controle de entradas e saídas de um determinado período;

  4. Maior assertividade para acompanhamento de recursos financeiros;

  5. Antecipação de situações de alto risco;

  6. Entendimento sobre real funcionamento do caixa.

Como aplicá-lo ao sistema de gestão ERP?

O sistema de gestão ERP tem como função reunir, em uma única plataforma, informações de gerenciamento de uma empresa como contabilidade, fiscalização, RH, finanças, suprimentos, vendas e patrimônio. Desta forma, ele atua como um integrador de processos, visto que possibilita o controle total de todos os departamentos de um negócio, otimizando seu desempenho.

Como citado no artigo “Sistema de gestão ERP versus planilhas: qual é o melhor para o seu negócio?”, neste sistema de gestão, o procedimento é realizado por meio da visualização do desempenho financeiro da empresa, sendo possível acompanhar situações de risco, como gastos maiores do que os lucros e demais análises sobre as finanças. Com o seu auxílio, torna-se mais simples a criação de estratégias visando à otimização do setor em questão.

Para aplicar o sistema de gestão ERP ao fluxo de caixa projetado, o objetivo é tornar mais simples a integração entre as tarefas de cada departamento, por isso, é necessário centralizá-lo ao fluxo das tarefas, realizando ajustes na comunicação entre os departamentos e facilitando o controle de fluxo de caixa, neste caso. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo: Os problemas na gestão de estoque que prejudicam sua empresa.

A Magistech é uma empresa que possui referência em sistemas de funcionamento e otimização financeira, com soluções especializadas em sistema de gestão ERP, fluxo de caixa projetado e muitas outras. Portanto, a empresa tem como objetivo investir em pesquisas, capacitação e otimização da qualidade da equipe de seus clientes, garantindo o melhor desenvolvimento de sua empresa.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.