Como o Monitoramento de Condição pode trazer eficiência à indústria

fev 21, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

O monitoramento de condição é uma das principais atitudes tomadas para a manutenção preditiva, sendo o processo de observação da situação de cada máquina. Com isso, mudanças são apontadas e identifica-se possíveis falhas no desenvolvimento dos equipamentos.

Essa ação é responsável por averiguar a saúde e o desempenho das máquinas ao longo do tempo. São medidos diversos parâmetros para verificar o desempenho das máquinas, tais como temperatura, corrente elétrica e o RPM em relação aos limites definidos para saber identificar os sinais de falhas e degradação por parte dos equipamentos.

Como o Monitoramento de Condição acontece na indústria?

Quando uma empresa adota o monitoramento de condição, ela consegue fazer agendamentos de manutenções e outras ações que ao serem tomadas poderão evitar falhas.

Essa ação faz parte do kit de ferramentas de melhoria contínua e a empresa que faz uso conta com muitos benefícios, os quais são apresentados pelo rastreamento das condições das máquinas em tempo real. É possível, então, saber com exatidão o tempo de inatividade não programado e evitá-lo. Ao saber sobre esse tempo de inatividade, torna-se mais fácil encaixar os agendamentos de manutenção preventiva e alinhar diretamente com a demanda da indústria, sem deixar de produzir e não prejudicando, assim, o andamento do processo.

O Monitoramento de Condição e a Industria 4.0

O monitoramento de condição gera valor e possui vantagens para a indústria, atuando de forma importante para o crescimento do negócio. São agregados valores de três formas diferentes: a ferramenta analisa, e entrega, em tempo real a disponibilidade e a atual condição das máquinas; adiantando e facilitando a tomada de decisões e ações estratégicas para que haja a manutenção preditiva. As decisões são baseadas em dados concretos e com mais qualidade.

É possível juntar todas as análises por meio das soluções IoT (Internet of Things), que significa internet das coisas, integrando em uma plataforma de gestão de ativos. Essas informações serão avaliadas, tendo como foco o funcionamento e desempenho dos equipamentos, tudo de uma maneira extremamente eficiente para evitar futuras falhas durante o processo.

A otimização do processo gerado pela fusão do monitoramento de condição, com a tecnologia apresentada pela indústria 4.0, vem sendo implementada e colocada em prática dentro das indústrias, as quais estão vendo resultados positivos devido à nova ferramenta.

Por esse motivo é de extrema importância que a empresa tenha consciência da necessidade de fazer os processos funcionarem por meio da tecnologia. com isso a tendência é que o negócio se desenvolva da melhor forma possível. A tecnologia é responsável por integrar, inovar, customizar, agilizar e dar mais flexibilidade aos projetos desenvolvidos pela empresa. As inovações tecnológicas são necessárias para que haja melhoria nos processos operacionais, gerando assim modelos novos de negócio e até novos produtos.

Não podemos esquecer do ERP, uma ferramenta que pode deixar o processo ainda mais produtivo quando integrada com a tecnologia gerada pela indústria 4.0 e o monitoramento de condição. As três ferramentas juntas vão resultar em muitas vantagens.

Desenvolva um sistema de ERP para a sua indústria na Magistech

Se o sistema de gestão da sua empresa não está mais atendendo às expectativas do seu negócio, o ideal é trocar por uma versão atual, como o sistema de gestão ERP da Magistech.

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistema de gestão ERP, como o sistema para laticínios. A empresa tem como principal objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas feitas com a mais alta tecnologia, de acordo com as demandas e exigências que existem atualmente no mercado.

Veja mais: Sistema TMSIndústria de LaticíniosSistema para Indústria

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.