Como reduzir os custos operacionais e administrativos em 5 passos

jul 2, 2020

Embora as empresas precisem focar suas estratégias para melhorar seus ganhos e planejar estratégias de vendas de excelência, de nada adianta essas medidas quando os custos estão aumentando. Em tempos de instabilidade econômica, medidas que reduzem custos devem ser prioridades. Por isso, preparamos 5 dicas de redução de custos operacionais e administrativos para você começar a aplicar agora. Confira o post abaixo!

Você sabe o que são custos?

Você sabia que custos e despesas são conceitos diferentes? Pois é, muitas pessoas confundem os termos e acabam errando na hora de aplicá-las no dia a dia.

Despesas são os gastos necessários em uma empresa, para que ela prossiga funcionando como salários, marketing, propaganda, etc. Já os custos estão relacionados aos seus bens e produtos finais, como por exemplo aquisição e/ou produção com mercadorias, mão de obra, impostos, energia elétrica, etc.

Dentro dos custos ainda temos uma divisão entre custos fixos e aquelas que oscilam de acordo com a produção da empresa, como matérias-primas, desgaste de máquinas, mão de obra, etc.

Mas como reduzir esses custos?

1. Entenda a importância da redução de custos

Para sabermos como reduzir os custos, precisamos entender a importância deles para as empresas.

A empresa é feita não somente do que ela arrecada com seus produtos ou serviços, mas também do quanto ela gasta. E por isso, é essencial fazer uma análise de redução de custos, mesmo fora de uma crise econômica, até porque invariavelmente redução de custos significa aumento de eficiência, seja a nível produtivo ou administrativo.

Alguns fatores devem ser analisados para um processo produtivo, como qual conhecimento você tem dos custos do seu negócio, qual impacto que o corta custos pode ter sobre as atividades e se trará algum reflexo negativo, a nível principalmente de qualidade

Só a partir do momento em que o administrador tem profunda compreensão da gestão de custos do seu negócio é que pode iniciar os estudos e planejamento de redução de custos.

Caso contrário, o reflexo pode ser prejudicar algum processo e perder a qualidade dos seus produtos ou demandar de alguma atividade que não resultará em nenhum impacto real.

2. Conheça seus fornecedores

Além disso, é muito importante que o responsável analise as melhores formas de pagamentos com as menores taxas de juros e menores prazos, além de outros fatores como custos com transporte e incidência de impostos que devem ser colocados na conta também. Para isso é imprescindível fazer uma ampla cotação de preços e negociações quando necessário, assim o objetivo de reduzir custos será sempre atingido.

3. Gestão de estoque

Você já ouviu falar de giro de estoque? Esse é um conceito dentro da gestão de estoque muito importante para a redução de custos. O giro de estoque nada mais é do que o indicador que mede a rotatividade de produtos armazenados em uma empresa. Ou seja, quanto maior for esse valor, maior é o fluxo de entradas e saídas dessa mercadoria.

Entendendo como funciona seu giro de estoque, o administrador entende melhor sua relação com seus clientes e por consequência consegue focar suas decisões no aumento das vendas e nas negociações com fornecedores, reduzindo assim, seu volume de estoque, tendo a sua disposição apenas o necessário e quando necessário.

4. Planejamento

Após entender a importância, a diferença entre custos e despesas e os dois principais gaps para aprimorar na empresa, você precisa realizar um planejamento eficiente abordando os seguintes pontos:

  • Estipular metas que vão indicar a mudança de estado nas áreas em que as melhorias foram implementadas;
  • Realizar análises periódicas, acompanhar diariamente, tanto os indicadores definidos acima, mas também a performance da operação é essencial para tomar medidas preditivas e corrigir o rumo;
  • Pesquisas frequentes sobre seu negócio e a concorrência, assim, além de adotar boas práticas, também é possível medir a efetiva de todas as ações tomadas para redução de custos.

5.Sistema de Gestão

O ERP da Magistech é a solução ideal para quem quer começar agora uma redução de custos e um aumento de eficiência na sua empresa. Nossas soluções foram desenvolvidas para potencializar a gestão com uma tecnologia completa que otimiza processos, agiliza a tomada de decisão e proporciona resultados precisos.

As soluções da Magistech são a forma mais segura de destacar seu negócio em um mercado cada vez mais competitivo, de forma planejada e efetiva. Otimize seus processos e invista seu tempo no que realmente importa: seus resultados!

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...