Confira qual a importância de um sistema de gestão para o agronegócio

nov 24, 2021

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Os números do agronegócio no Brasil mostram que o setor é rentável, mas ainda pode se desenvolver bastante. A transformação digital é um fator-chave nesse sentido, visto que a tecnologia é um dos principais meios de obter maior produtividade e minimização de desperdícios nas atividades do campo.

Ao longo deste texto, vamos falar sobre o sistema de gestão para o agronegócio. Ao longo da leitura, você entenderá como o software funciona e quais impactos ele pode gerar para o setor, principalmente em termos de melhor gestão, redução de desperdícios e aumento de performance.

O que é um sistema de gestão para o agronegócio?

Um sistema de gestão, também conhecido por ERP, é uma solução responsável por armazenar dados de diversos setores, promovendo integração entre eles e aumento de eficiência. Podemos ir além, citando que o software ERP surgiu para automatizar rotinas manuais, de modo a tornar obsoleto, por exemplo, o uso de planilhas para controle de produção.

Como funciona esse sistema?

Um ERP é composto por diversos módulos que “conversam” entre si, representando, por exemplo, os departamentos de vendas, fiscal e financeiro da empresa agrícola. Quando a transformação digital no campo era inexistente, isso não acontecia, o que gerava desperdício de insumos e menor eficiência.

Portanto, o sistema de gestão para o agronegócio é extremamente útil aos gestores, dado que fornece uma visão integral do negócio em uma plataforma centralizada. Mais que isso, as informações do sistema podem ser atualizadas em tempo real, aumentando o grau de efetividade nas tomadas de decisão. Tal característica é fundamental para que se esteja a par das mudanças do mercado e das tendências de consumo.

Qual a finalidade de um sistema de gestão para o agronegócio?

Entrando em mais detalhes sobre a operação do ERP no agronegócio, imagine a saída de um item agrícola do estoque. Quando a movimentação é registrada no software, outros setores são automaticamente notificados, como vendas, financeiro e fiscal. Assim, é possível emitir os documentos fiscais necessários e atualizar os demonstrativos de receita com rapidez e confiabilidade.

Além do propósito de melhorar a operação de toda a cadeia produtiva no campo, o ERP está diretamente relacionado ao aumento da competitividade do negócio. Em outras palavras, ele promove a transformação digital no setor, de modo a mudar a mentalidade dos envolvidos, para que usem mais os dados que a intuição na hora de tomar decisões e gerir o negócio.

 

 

Qual a sua importância?

Hoje, o termo agricultura de precisão é bastante aplicado no campo. Isso porque o uso de máquinas inteligentes passou a ser amplamente empregado nas plantações e no monitoramento do gado. Tecnologias com base em Inteligência Artificial e Internet das Coisas também são uma realidade, exigindo, portanto, um sistema de gestão centralizado para coletar, armazenar e processar os muitos dados gerados diariamente.

Também, vale salientar que os custos de safra são melhor administrados com o ERP para o agronegócio. Por consequência, ocorre a maximização dos lucros, que podem ser reinvestidos em tornar a produção agrícola ainda mais moderna, eficiente e sustentável. O uso de um sistema de gestão está diretamente ligado ao controle de todas as etapas da cadeia, desde o plantio e o cuidado com animais até a estocagem e a comercialização dos itens produzidos.

Quais as vantagens de usar um sistema de gestão para o agronegócio?

O ERP para o agronegócio é um investimento que dificilmente não é recuperado. Mesmo que comprometa o orçamento da empresa do campo no curto prazo, deve-se analisar os muitos benefícios dessa solução, principalmente relacionados com a otimização e a padronização dos processos e atividades ao longo de toda a cadeia.

Redução do desperdício da produção

Dado que o ERP armazena dados e os apresenta na forma de indicadores, é possível avaliar os motivos e as fontes de desperdícios e ineficiências. Mesmo que a falha não ocorra no campo, o sistema também tem módulos de logística, de modo a saber se houve algum desperdício na etapa de transporte e distribuição do insumo agrícola, por exemplo.

Mensuração de performance

Os indicadores de performance apontam todos os pontos positivos e negativos da operação no campo. Vale ressaltar que é crucial fazer uma análise com base nas metas e objetivos traçados no planejamento estratégico. Se isso não for feito, a efetividade do sistema de gestão será menor, pois existem muitos indicadores que não fazem sentido ao negócio ou não agregam em nada. Do contrário, será possível implementar melhorias continuamente e aumentar a competitividade do negócio.

Automação de processos

Durante muito tempo, a atividade no campo conseguiu se desenvolver bem com atividades manuais. No entanto, o cenário tem mudado, pois a transformação digital aumentou a competitividade entre os players do setor, exigindo modernização, aumento de produtividade e automação dos processos.

Redução de gastos com insumos

O ERP para o agronegócio ataca o problema da falta de sincronização entre os setores, a destacar o de estoque e o de vendas. Em outras palavras, o sistema promove maior controle e agilidade na hora de avaliar se um determinado insumo agrícola está em excesso ou em falta no estoque.

Portanto, um software centralizado que simplifica a gestão evita compras desnecessárias ou a interrupção da operação por falta de insumos. Essa economia se estende por toda a cadeia, dado que as atividades automatizadas e a centralização de dados apontam tudo aquilo que gera gargalos, ineficiência e gastos desnecessários na operação.

O sistema de gestão para o agronegócio é responsável, entre outras coisas, pela otimização de processos e a redução de custos e desperdícios com insumos. Se a sua empresa procura por uma solução que propicie os benefícios citados ao longo do texto, saiba que a Magistech tem um software ERP com funcionalidades que se encaixam nas necessidades do seu negócio. Então, conte conosco para promover a transformação digital do seu negócio no campo.

Para mais informações de como o sistema de gestão para o agronegócio pode impactar o seu negócio, entre em contato com nossos especialistas agora mesmo!

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.