Conheça 5 formas de reduzir o retrabalho

jul 3, 2019

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Em uma corporação, alguns fatores principais relacionados ao trabalho do dia a dia acabam passando despercebidos e são deixados para serem resolvidos posteriormente, como o controle de tempo para a execução das tarefas e a redução do retrabalho. São pequenos detalhes que, se não forem solucionados, podem prejudicar a eficiência da empresa.

O retrabalho é uma das principais causas que levam uma corporação a adquirir sérios problemas. Essas falhas são causadas, geralmente, pelos colaboradores, e entre as mais cometidas estão a falta de planejamento, erros de comunicação e falta de controle sobre o que acontece no dia a dia dentro do empreendimento, entre outras atividades por parte da gerência, o que, em grande parte das vezes, ocorre por estarem sobrecarregados com outras tarefas.

O retrabalho está relacionado a alguma falha nos processos das atividades. Refazê-las pode acabar exigindo mais recursos, por isso, é necessário que todo o trabalho seja bem-feito, pois, dessa forma, é possível evitar sérios problemas, como os seguintes:

  • Atrasos nos prazos de entrega;

  • Gastos desnecessários;

  • Insatisfação e falta de confiança do cliente.

Reduzir o retrabalho não é uma tarefa tão difícil. Existem diversas formas de fazer isso:

  • Automatizar todos os processos manuais;
  • Criar um bom planejamento para a produção de cada etapa;
  • Delegar as atividades aos principais responsáveis por executá-las;
  • Identificar e otimizar processos ineficientes;
  • Implantar soluções tecnológicas como o sistema de gestão ERP.

Como administrar e reduzir o retrabalho com o sistema de gestão ERP

Todo empresário tem ciência de que o planejamento é um dos principais aliados de uma organização. Por meio dele, os gestores criam estratégias que darão suporte às etapas desenvolvidas, a fim de auxiliar na redução do tempo de realização das diversas tarefas e, principalmente, evitar falhas que acabam se transformando em retrabalho.

Através do planejamento, erros e falhas são visivelmente percebidos. A partir daí, o gestor entra com estratégias para a devida correção e prevenção, para que o problema não se torne a repetir.

Porém, a rotina de uma empresa não é tão simples como pode parecer. São diversas as atividades que acabam recebendo menos atenção, tanto por parte dos colaboradores quanto dos gestores.

É fato que o sonho de todo empresário é ver seu empreendimento crescer e permanecer firme dentro de um mercado no qual a competitividade é extensa. Para que isso ocorra, o ideal é investir em um sistema de gestão, como o ERP.

O sistema de gestão ERP tem como objetivo controlar diferentes áreas de uma organização, como, por exemplo, os setores de compras e vendas, estoque, contabilidade, finanças e outros, integrando-os em uma única plataforma.

Além dessa vantagem, existem outros motivos importantes para que as empresas façam a implantação do software ERP, entre eles a redução de custos, o aumento da produtividade, a otimização de todos os processos e a segurança dos dados e das informações.

Com o uso do ERP, não será mais preciso ter todo o trabalho de ficar repassando informações diversas vezes e muito menos o envio de grandes quantidades de e-mails. O próprio sistema conta com funcionalidades eficientes para a realização desse tipo de tarefa, o que facilita tanto a vida do gestor quanto dos colaboradores.

Vale lembrar que o sistema de gestão ERP existe em diferentes versões, podendo ser utilizado por empresas de pequeno, médio e grande porte, não importando o segmento. O ideal é investir na solução que mais se adequa ao perfil e necessidade do negócio.

A Magistech é uma empresa especializada na implantação de soluções tecnológicas, como o sistema de gestão ERP, para empresas de diversos perfis. Dentre suas prioridades, a instituição faz questão de ofertar aos seus clientes o que há de melhor em soluções tecnológicas.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.