Conheça os principais tipos de sistema ERP atuantes no mercado

abr 8, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

A sigla inglesa ERP é referente ao termo Enterprise Resource Planning, que, em tradução livre, significa “assistência administrativa e financeira para empreendimentos”.

O ERP é um sistema que faz uso da tecnologia para conectar os aplicativos e outros sistemas da empresa com o objetivo de facilitar o gerenciamento das atividades e operações diárias. Ele auxilia nas questões administrativas e no balanço da organização e, por se tratar de um sistema online, ele pode ser acessado de qualquer ambiente, desde que exista acesso à internet.

Dentre as atividades que podem ser gerenciadas por meio do ERP, estão: a contabilidade, compras, manufatura, vendas, marketing, gerenciamento dos projetos e processos e outros mais. O sistema ERP tem a finalidade de juntar os diversos processos que acontecem dentro de uma empresa para que ele aconteça sem problemas, tornando-se, dessa forma, mais eficiente e produtivo. O objetivo final é aumentar os negócios e, consequentemente, os lucros.

Os principais tipos de sistema ERP usados no mercado

Legado

Este sistema utiliza-se de tecnologias defasadas, que não passaram por melhorias ou por evolução. Dessa forma, ele usa uma linguagem de programação arcaica e descontinuada, sendo difícil encontrar profissionais que façam manutenção. Esse fator deve-se, principalmente, à falta de acompanhamento da evolução do mercado.

BackOffice

Este sistema, por sua vez, não chega a ser um ERP, mas é quase um e costuma ser muito usado pelas empresas. Ele funciona por um longo tempo como suporte e ponte para o ERP legado. Nele, não é possível fazer o gerenciamento dos setores fiscal e contábil.

Verticalizado

O sistema de ERP verticalizado utiliza somente um canal de negócio. O sistema é bastante usado em lojas físicas e franquias, tendo o objetivo de realizar o controle de comissão, promoções e em gestões específicas de negócios. Esse sistema faz o gerenciamento de diversas atividades, como cadastro, estoque, compras e finanças, mas somente de um ponto. Esse fator acaba limitando as ações das equipes internas, o que não passa segurança e nem praticidade aos clientes.

Engessado

Este sistema possui menos recursos e funções e, por esse motivo, tem um custo de aquisição mais baixo. Quando ele é escolhido, o principal motivo é o de possuir um custo mais acessível, mas ele acaba não sendo o ideal para empresas que desejam integrar os setores e expandir os negócios. O sistema costuma ser adquirido por empresas pequenas. No entanto, elas acabam precisando fazer a troca do sistema devido à falta de funcionalidades que atendam o crescimento a médio e longo prazo.

Em nuvem

A tecnologia cloud ou em nuvem conquistou espaço no mercado. Os sistemas ERPs podem ser armazenados em nuvem e, dessa maneira, a empresa não precisa manter a estrutura de um servidor próprio. Essa ação diminui os custos com investimentos na implantação e com posteriores manutenções. Com o sistema ERP executando em nuvem, toda a equipe consegue ter acesso ao sistema por meio de um dispositivo com internet. Com isso, o atendimento passa a ser centralizado, dinâmico e rápido.

Com essas informações em mãos, a empresa precisa avaliar qual sistema de ERP se adequa à sua realidade e às suas necessidades, contrapondo o custo benefício às funcionalidades disponibilizadas pelo sistema, ligando os resultados ao que a empresa busca.

Tenha um sistema de ERP específico para sua empresa com a Magistech

É importante olhar os processos como um todo, fazendo uso de informações integradas, como contidas em um sistema ERP. Dessa maneira, tomar decisões inteligentes torna-se um processo mais rápido e descomplicado.

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de sistema de gestão ERP. A empresa tem como principal objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas feitas com a mais alta tecnologia, de acordo com as demandas e exigências que existem atualmente no mercado.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.