Conheça pontos essenciais na implantação de ERP

jun 4, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Um sistema de gestão permite planejar e gerenciar gastos, otimizar rotinas, processos internos, além de dar suporte às decisões, que podem ser mais assertivas e voltadas à estratégia. Mas como fazer uma implantação de ERP eficiente?

Para extrair o potencial do sistema, ao automatizar tarefas repetitivas, padronizar operações, melhorar o fluxo de informações e muitos outros pontos, a tecnologia garante um salto no dia a dia administrativo. Se você quer saber como implementar o ERP no seu negócio, continue a leitura e saiba mais!

Dicas para a implantação de ERP

A implantação do sistema ERP é um movimento muito importante para o negócio, e por trazer novas perspectivas, é fundamental analisar e pensar em todos os detalhes que antecedem um investimento desse nível.

Conseguir identificar se o ERP é a solução que se encaixa de fato nas demandas que seu negócio enfrenta no momento e se a maioria das suas expectativas serão atendidas pela ferramenta, é primordial para um uso eficiente da tecnologia. A seguir, falaremos sobre alguns meios de facilitar essa transição.

 PRÉ-SELEÇÃO E PLANEJAMENTO

Selecione o ERP que mais se adequa ao seu negócio, buscando o fornecedor que entregará um software completo de acordo com as necessidades da empresa. Após a escolha, planeje o que precisa ser desenvolvido para alcançar as metas da empresa e estabeleça prioridades

 IDENTIFIQUE OS PROBLEMAS DE CADA SETOR

Após o planejamento, identifique as falhas de cada departamento da empresa, analisando as dificuldades e os processos ingessados. O gestor deve conversar com as equipes e descobrir suas necessidades.

 PREPARE A EQUIPE

Forme um time com representantes das áreas que devem ser incluídas no projeto de implantação. Por exemplo: gestores das áreas de produção, marketing, vendas, financeiro, TI, entre outros. Entenda que a nova solução trará impactos da alta gestão a nível operacional.

 INVESTIMENTO CONSCIENTE

Antes de iniciar o projeto, coloque na ponta do lápis o custo total de propriedade de um software, levando em consideração os gastos pré e pós implantação, como mensalidades e capacitação dos profissionais que utilizarão o sistema.

 FAÇA A MIGRAÇÃO DE DADOS

É a etapa mais importante no processo de implantação. Nesta etapa, os dados serão migrados para o novo ERP, que fornece uma transição suave e a utilização futura do software. Deve-se identificar quais dados são necessários e importantes para uma transição bem sucedida. A maioria dos sistemas permite a entrada de dados, mas toda a transferência pode sobrecarregar o processo. Cuidado!

 CAPACITAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

Preparar toda empresa é uma das etapas mais importantes na implantação de um ERP com sucesso. Consiste no treinamento dos colaboradores na utilização do novo sistema, através de cursos e detalhar o novo modelo de trabalho. Para isso, mapeie as pessoas, planeje qual tipo de conhecimento cada uma delas precisa ter para efetuar a capacitação.

 REPENSE PROCESSOS ANTIGOS

Aproveite o período de aquisição do ERP para modificar fluxos que precisam ser melhorados dentro do negócio e conte com o apoio e experiência do seu fornecedor para implantar processos de melhoria.

 PRECISÃO DE DADOS

A precisão dos dados é a principal função de um ERP, ou seja, não tem erro! Mas é necessário verificar a entrada de dados e ficar atento nas atualizações mais tarde. Os processos do negócio devem estar bem alinhados e com informações claras.

 SUPORTE CONTÍNUO

A implementação do ERP é um processo contínuo, assim a empresa deve manter o controle do sistema para evitar qualquer falha sistêmica ou bugs que possam afetar a sua funcionalidade. Portanto, programe revisões periódicas e faça atualizações constantes.

 MONITORAMENTO DOS KPIs

Para o ERP cumprir seu papel para alavancar o crescimento da sua empresa, as estratégias devem estar monitoradas através de KPIs, para que sejam sanados gargalos operacionais e potencializados os resultados positivos, garantindo maior segurança à tomada de decisão.

Faça uma boa implantação de ERP na sua empresa! 

Um sistema integrado de gestão empresarial deve ser o verdadeiro parceiro de negócios da sua organização. Por isso, a palavra-chave que irá conduzir esta relação é: confiança. Uma boa relação precisa ser estabelecida desde o primeiro contato com a fornecedora do software. Observe a transparência, respeito pelos prazos, motivação, visão de futuro e a cultura. É imprescindível que haja sintonia entre a cultura organizacional da empresa de software e a sua companhia. A aquisição de uma excelente ferramenta pode melhorar a integração de todos os processos, aumentando a produtividade, o crescimento da receita e fortalecendo o relacionamento com os clientes. Agora, você está pronto(a) para fazer a melhor escolha.

Conte com a Magistech para ser parceiro do seu negócio!

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.