Nota fiscal eletrônica – Saiba como emitir

maio 5, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Já faz algum tempo que o Brasil passou a discutir a implantação da nota fiscal eletrônica (NF-e) e integrá-la em grande parte das empresas. Sua implementação pode até parecer complicada no começo, mas depois você verá como ela facilita os processos e torna as operações mais transparentes e organizadas.

Você já sabe como emitir nota fiscal eletrônica em seu negócio? Neste artigo, elaboramos um guia para que você entenda como ela funciona e saiba quais são os passos que devem ser seguidos para que a sua empresa comece a usar a tecnologia em sua gestão financeira de forma eficaz. Confira!

1. Comece entendendo o que é a nota fiscal eletrônica

A NF-e veio para substituir a nota fiscal em papel, de forma digital e com emissão pela internet. Sua criação é parte da estruturação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) e tem como objetivo facilitar a fiscalização, reduzir o uso de papel, diminuir os custos, aumentar a transparência nas relações comerciais, ajudar no gerenciamento logístico de entregas, entre outros.

2. Obtenha um certificado digital

Agora que já sabe o que é, vamos entender os próximos passos sobre como emitir nota fiscal eletrônica. Para começar, você deve obter um certificado digital. Para isso, você pode procurar o site de um cartório ou uma empresa especializada nesse tipo de serviço. Uma alternativa, caso prefira, é ir até uma agência de Correios na sua cidade para solicitar a sua.

3. Garanta um computador e acesso à internet

Você precisará de um computador ou notebook com acesso à internet para emitir a NF-e. Também é possível fazer isso por meio de um dispositivo móvel, como um smartphone ou tablete para isso, dependendo do software que for usado para a emissão da nota fiscal eletrônica.

4. Entenda qual o tipo de nota fiscal eletrônica deverá ser usado

O Sped já conta com três tipos de notas fiscais eletrônicas em vigor. Por isso, é importante que você saiba qual a mais adequada para o seu negócio. A nota fiscal de produto (NF-e) deve ser escolhida no caso de venda de produtos, tanto em e-commerces como em lojas físicas.

Já a nota fiscal de serviço (NFS-e) serve para os negócios voltados à prestação de serviços. Por fim, você deverá usar a nota fiscal de consumidor (NFC-e) para substituir o cupom fiscal, reduzindo a utilização de papéis em toda a operação.

5. Faça o credenciamento do seu CNPJ

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) onde está localizada a sua empresa precisa fazer o credenciamento do seu CNPJ para que você consiga começar a utilizar o sistema. Cada região tem suas próprias regras. Por isso, você pode pedir ajuda ao seu contador para verificar as exigências legais no seu caso.

Não se esqueça de verificar qual o seu regime de tributação e prestar atenção aos impostos para que não haja erros e problemas futuros com o Fisco.

6. Saiba quais informações serão necessárias para o preenchimento da NF-e

  • Para preencher o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica, você deverá ter em mãos:
  • Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) de entrada e saída de produtos;
  • Especificação e quantidades do serviço prestado ou do produto vendido;
  • Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) para identificar as mercadorias;
  • Código Especificador de Substituição Tributária (CEST);
  • Código de Situação Tributária (CST).

7. Conte com um sistema de gestão

Para otimizar todo o gerenciamento financeiro da sua empresa e facilitar a emissão de nota fiscal eletrônica, é importante que você conte com um software de gestão que inclua esse serviço. Dessa forma, ficará mais eficiente o trabalho de controle de contas a pagar e receber, o cálculo para pagamento de tributos, o gerenciamento do estoque e o preenchimento de toda a documentação fiscal.

Agora que você já sabe como emitir nota fiscal eletrônica, já deve ter percebido os benefícios que ela trará ao seu negócio. Além disso, logo ela será obrigatória para todas as empresas, portanto é essencial que você comece a usá-la o quanto antes.

Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções que vão ajudar você a fazer o melhor uso da ferramenta para a gestão financeira, tornando o processo mais ágil e evitando erros.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.