Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



7 motivos para adotar a indústria 4.0 com o ERP

A indústria 4.0 é a quarta geração industrial. Esse conceito envolve novas tecnologias e modelos de negócios, incluindo a internet das coisas, e está cada vez mais presente nas indústrias. O real motivo se dá por conta do seu novo método de produção.

Este conceito de indústria ocorreu pela primeira vez no ano de 2011 em uma feira em Hannover. Seu objetivo é lidar com o que há de novo tecnologicamente, ou seja, atuar principalmente nos locais onde existe o envolvimento da automação, controle e a tecnologia da informação.

Entre os princípios da indústria 4.0, encontra-se o sistema de coleta de dados, que permite melhorar todo o processo de produtividade das máquinas, tornando-o mais prático e eficiente, além de ajudar a reduzir os gastos desnecessários.

Diante disso, a conectividade passa a fazer parte do cotidiano das indústrias, tornando o processo de acesso às informações sobre a produtividade mais prático para o gestor e os colaboradores. Esta facilidade só é possível devido ao auxílio de sensores e computadores que, em tempo real, realizam uma análise completa dos dados.

Para que as empresas sobrevivam em um mercado tão competitivo, é necessário ter uma gestão de produção ágil e eficiente. Uma vez que a informação é compartilhada por meio de um sistema de gestão integrada, os gestores obtêm grandes avanços, tanto na qualidade quanto na produtividade.

O ERP e a indústria 4.0

O ERP é um software de gestão com funcionalidades capazes de controlar dados e importantes informações sobre a produtividade de seu empreendimento, armazenando-os em uma única plataforma e, assim, permitindo total acesso aos gestores e colaboradores.

ERP, fábricas inteligentes e indústria 4.0 são três assuntos que andam juntos, já que é possível detectar falhas no setor de produção. O software, com sua eficiência, após detectar onde se encontra o erro, transmite-o ao gestor para que ele, por sua vez, entre com estratégias para eliminá-lo e garantir uma gestão de produtividade mais consistente, prática e ágil.

Conheças os principais motivos para adotar a indústria 4.0 com ERP

1 - Demanda

Por meio dessa nova tecnologia, a administração de todos os dados sobre o processo de produção se torna mais simples e contribui com o setor quanto à criação de previsões importantes de demandas, o que possibilita cumprir os prazos de entrega e, principalmente, com melhor qualidade.

2 - Melhor organização dos processos internos

Com a ajuda do ERP, a empresa poderá atender ao mercado com mais vigor, qualidade e eficiência. Através de um breve estudo, o gestor pode perceber possíveis erros e, de imediato, entrar com ações para corrigi-los de modo a criar um padrão de qualidade mais iminente.

3 - Avanço da produtividade

A utilização dos processos operacionais dentro de uma indústria não tem a capacidade precisa para tornar a gestão mais produtiva e eficaz. Já o sistema de gestão ERP gerencia dados e informações, além de realizar outras atividades, otimizando e automatizando cada uma delas de modo a tornar o setor de produção mais ágil.

4 - Redução de gastos desnecessários

Ao implantar o ERP, o setor de produção passa a produzir mais em menos tempo, pois, com uma produtividade mais requintada, os custos passam a ser menores. Esses são fatores importantes que devem ser levados em consideração, uma vez que os gestores podem alcançar maior sucesso.

5 - Integração dos processos

O ERP tem como objetivo suprir as necessidades do seu empreendimento através do controle e padronização das tarefas diárias de todos os departamentos da empresa. Com essa ação, os processos caminham de modo mais eficaz, permitindo maior índice de lucratividade ao final de cada mês.

6 - Adoção de novas tecnologias

Ao adotar novas tecnologias, a sua empresa poderá ter acesso sobre o que há de mais novo no mercado, o que ajuda a reduzir custos e mostra aos clientes que a empresa se preocupa em estar sempre atualizada.

7 - Vantagem competitiva em relação à concorrência

Por ser algo que ainda não foi adotado por muitas companhias, quem investir em um sistema ERP na indústria 4.0 terá vantagens interessantes em relação à concorrência, o que a coloca em uma posição de destaque no mercado.

A Magistech é uma empresa que trabalha na implantação de sistema de gestão ERP e atende a empresas de diversos portes e segmentos. Dentre as muitas soluções, ela oferece o sistema para laticínios, específico para as indústrias de produtos lácteos, sendo capaz de revolucionar suas atividades de modo que a empresa seja mais organizada e lucrativa.


Data de Publicação: 15/01/2019
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento