Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



A aplicação do sistema ERP no PCP (Planejamento e Controle da Produção)

Em uma empresa ou indústria, a aplicação do sistema ERP no PCP (Planejamento e Controle da Produção) é fundamental, pois viabiliza o controle e planejamento de suas operações, a fim de manter a produtividade em seu negócio. Portanto, é possível contar com a visualização ampla de sua indústria e analisar seus processos desde a captação de matéria-prima até o produto final.

A seguir, falaremos sobre o que é o Planejamento e Controle da Produção (PCP), para que serve e onde é aplicado na indústria, além de suas vantagens integradas ao sistema de gestão ERP. Vamos conferir?

 

O que é Planejamento e Controle da Produção?

Considerado uma garantia de que a empresa está gerando produtos de qualidade de acordo com o planejamento, o Planejamento e Controle da Produção possibilita o gerenciamento da produção de uma indústria. Sendo assim, é possível analisar a quantidade de produtos, onde serão produzidos, sua ordem de produção e verificar o funcionamento de acordo com o plano.

Além disso, ele atua como o controle de qualidade de sua produção, uma vez que o planejamento e a fiscalização dos produtos são fundamentais para a entrega, visto que o consumidor final o avaliará e o produto será comparado à concorrência. Desta forma, é muito importante manter o funcionamento de uma indústria por meio de um sistema PCP, visando otimizar as operações e tornando-as produtivas e eficientes.

 

Onde e como é aplicado na indústria?

Em uma indústria, os principais objetivos de um sistema PCP estão na programação, produção, logística, monitoramento, mão de obra e sequenciamento. Com ele, é possível determinar quando será a operação de cada atividade estabelecida pelo sistema produtivo, sendo programado para frente e para trás. 

Além disso, existe a etapa do carregamento que pode ser finito e infinito para o cumprimento da produção, conferindo se a demanda de produtos é compatível com a quantidade estabelecida para cada operação.

Em seguida, o sequenciamento tem como função determinar a ordem da execução da operação, bem como a prioridade em que os pedidos são efetuados. Logo após, o monitoramento é feito a partir do plano de produção, sendo informado sobre o desenvolvimento de cada etapa e análise dos objetivos, sendo estabelecidos pelo controle empurrado ou puxado.

 

Vantagens de integração: PCP e sistema de gestão ERP

O sistema de gestão ERP tem como finalidade a otimização da produtividade de cada setor de uma empresa ou indústria. No caso da incorporação ao sistema PCP, é possível reunir o gerenciamento da produção, controle e da contabilidade de um negócio. Utilizando essa integração, a indústria conta com algumas vantagens como:

  • Maior fluxo de materiais na linha de produção;

  • Controle eficaz da produção;

  • Antecipação de situações de risco financeiras;

  • Análise da necessidade de matérias-primas;

  • Otimização da força de trabalho;

  • Redução de desperdícios;

  • Aumento da produtividade e diminuição de custos operacionais;

  • Monitoramento e controle do desempenho;

  • Aumento da qualidade de produto;

  • Redução de tempo ocioso.

Portanto, o sistema de gestão ERP junto ao sistema PCP estabelecem soluções adequadas à sua empresa ou indústria, melhorando seu desempenho e contribuindo para que o planejamento ideal seja realizado, a fim de evitar contratempos.

Para isso, existem empresas especializadas em soluções tecnológicas para o desenvolvimento de seu negócio, como a Magistech, que possui sistema de gestão ERP, além de sistema para laticínios. A Magistech tem como objetivo entregar o melhor planejamento, visando à otimização do projeto, para seus clientes de acordo com suas necessidades.


Data de Publicação: 09/03/2020
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento