Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



A diferença entre ERP e MES na indústria

Atualmente, com o mercado cada vez mais disputado, empresas de diversos portes e segmentos enfrentam grandes desafios, como várias atividades, obrigações fiscais, além dos custos que sobem com muita frequência. 

Para serem mais competitivas, é primordial otimizar todos os processos, desde a mão de obra, equipamentos, produtos, matérias-primas e materiais diversos. Nesse caso, além do sistema ERP, as empresas necessitam adquirir dados de modo seguro e rápido, associando um software de coleta de informações relacionadas à produtividade, assim como o MES.

MES é a sigla do termo em inglês Manufacturing Execution, traduzido para o português como Sistema de Execução da Produção. Trata-se de uma solução tecnológica voltada para o controle da manufatura que busca, de modo automático, inúmeras informações relacionadas ao setor de produção, tudo isso em tempo real.

O MES é uma estratégia que conta com diversas funcionalidades. Muitas indústrias optam por ele devido ao fato de ser uma solução que não está voltada somente para controlar os processos da produtividade, mas para ajudar no aumento produtivo do negócio. As principais funcionalidades dessa tecnologia são:

  • Relatório de produtividade;

  • Monitoramento constante e em tempo real;

  • Melhor controle sobre o setor de estoque;

  • Armazenamento de todos os dados do processo de produção e dos equipamentos.

Além disso, o MES conta com excelentes vantagens que vão contribuir para o crescimento da empresa. Confira.

  • Redução de custos;

  • Controle de todos os processos;

  • Informações mais precisas;

  • Controle de sobre tudo o que acontece em tempo real.

ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, que, em português, foi traduzido para Planejamento dos Recursos Corporativos, é um sistema que tem a incumbência de controlar as diversas informações relacionadas às atividades diárias, e de fazer a integração de todos os setores, armazenando-os em uma única plataforma.

Por meio da implantação do sistema de gestão ERP, o gestor consegue ter maior visão e controle sobre todos os processos e dados de seu negócio de forma simples, segura e em tempo real, permitindo total acesso, tanto aos gestores quanto aos colaboradores. Dessa forma, evitando o desvio de informações.

Além disso, conta com alguns princípios que vão permitir ao gestor maior visibilidade sobre todos os dados, tornando mais simples a tomada de decisão, entre outros fatores que são primordiais para uma organização.

Os benefícios do sistema de gestão ERP são diversos, o que fez esse tipo de solução tecnológica se tornar cada vez mais almejado, independentemente do segmento ou porte da organização.

Notas fiscais

À medida que seu negócio vai crescendo e aumentando o fluxo de vendas, o processo de notas fiscais vai ficando mais lento. O ERP torna mais ágil todo o trabalho voltado à emissão de notas fiscais, sejam jurídicas ou físicas.

Boletos bancários

Através desse software, sua empresa obterá uma solução totalmente eficiente, que irá intermediar a emissão dos boletos entre o seu negócio e as agências bancárias, tornando todo o processo automático.

Melhor controle do estoque

O ERP possibilita um controle maior e eficiente do setor de estoque, permitindo maior visão sobre quais produtos apresentam maior demanda e, dessa forma, buscando ajustar as compras às quantidades de produtos já existentes no setor, a fim de que não haja custos desnecessários e risco de mercadorias paradas, o que pode impactar o capital investido e a lucratividade de seu empreendimento.

Vantagens de integrar o ERP e o MES 

A integração dessas duas tecnologias contribui para um melhor gerenciamento dos dados, de modo a facilitar para o gestor tomadas de decisão mais acertadas. Além disso, ajuda no crescimento da indústria, tornando-a mais lucrativa.

Vantagens

  • Equipamentos mais eficientes;

  • Melhora o processo de produção;

  • Evita gastos desnecessários;

  • Controle e manutenção do estoque;

  • Torna a empresa mais flexível a possíveis mudanças;

  • Entre outras.

Uma vez que muitos gestores já têm o conhecimento sobre as funcionalidades, benefícios e vantagens dessas duas tecnologias, é importante observar se não está na hora de substituir o seu sistema de gestão para uma versão atual e mais eficiente, como o sistema de gestão ERP.

 

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de soluções tecnológicas ERP, como o sistema de gestão ERP. A instituição atende a empresas de todo porte e segmento. Seu maior objetivo é ofertar aos seus clientes soluções tecnológicas que atendam às suas necessidades.


Data de Publicação: 29/07/2019
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento