Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



A indústria 4.0 aplicada à realidade das pequenas e médias empresas

A indústria 4.0 surgiu para revolucionar o sistema de gestão de indústrias ao empregar novas tecnologias. Saiba como isso afeta a realidade de pequenas e médias empresas. 

As tecnologias envoltas na Indústria 4.0 estão chegando para transformar o universo dos negócios, e isso deverá causar impacto em todos os setores da indústria, demandando maior inovação, com produtos personalizados, agilidade na entrega e facilidade de acesso pelos consumidores. 

Saiba mais: Os princípios da Indústria 4.0 e o ERP

O Brasil ainda está engatinhando na adoção das grandes fases industriais. São elas:

  1. Mecânica

  2. Eletrônica

  3. Automação e Robótica

  4. Fábrica inteligente (mais flexível e autônoma)

Indústria 4.0 nas pequenas empresas

Alguns encaram a indústria 4.0 como motivo de preocupação para as pequenas empresas. 

Como essa revolução industrial provocará mudanças em grande escala, deverá começar pelas multinacionais, mas, com o tempo, causará impacto em toda cadeia produtiva, guiando todos os empresários na mesma direção evolutiva. Alguns setores com maior velocidade e outros com passos mais curtos. 

Por isso, na maioria das vezes, a indústria 4.0 é vista com preocupação aos olhos dos pequenos empresários, mas isso não significa que seja preciso correr na direção oposta, mas, sim, permanecer conectado com os acontecimentos, por dentro do conceito, e permanecer de olho em oportunidades de mudanças. 

Como pequenas indústrias podem começar a adotar a Indústria 4.0?

O primeiro passo para implementar o conceito de Indústria 4.0 é por meio de um sistema de gestão com o mapeamento de todas as necessidades tecnológicas da indústria. Um dos principais desafios para os pequenos empresários é, justamente, saber qual a melhor estratégia de negócio. 

O gestor de uma pequena ou média empresa pode começar a estudar o assunto, comparecendo a cursos ou eventos relacionados ao conceito da Indústria 4.0. Nessas ocasiões, são levantados pontos importantes e rodas de discussão com especialistas. São locais para troca de conhecimentos e experiências com outras empresas. 

Para um conhecimento mais aprofundado, é preciso enxergar com clareza como funciona o negócio, todos os seus processos, onde se encontram os principais gargalos e qual o objetivo da empresa ao adotar novas tecnologias. 

Sem ter esse parâmetro pré-definido, fica difícil saber em que investir ou quais soluções trarão mais resultados positivos. 

Saiba mais: Os principais desafios ao adotar a Indústria 4.0

Benefícios de implementar a Indústria 4.0

Existe toda uma lista de vantagens na adoção da indústria 4.0, e os benefícios só tendem a aumentar, já que essa revolução aumentará a capacidade operacional das empresas (sejam elas pequenas, médias ou grandes). 

Alguns pontos positivos trazidos pelas mudanças são:

  • Descentralização do trabalho;

  • Mais competitividade de mercado;

  • Geração e análise de dados em alta velocidade;

  • Integração de processos;

  • Otimização da eficácia produtiva;

  • Virtualização de informações, permitindo o rastreamento e monitoramento de todos os processos;

  • Potencialização da inovação;

  • Maior satisfação dos clientes;

  • Orientação dos serviços com softwares ligados à Internet das Coisas;

  • Reaproveitamento de recursos;

  • Mais velocidade para responder às demandas do mercado.

Sistema de gestão é fundamental para adoção da Indústria 4.0

Por meio de um sistema de gestão eficiente, é possível dar os primeiros passos na implantação de novas tecnologias da Indústria 4.0, e a Magistech tem o que é preciso para dar início a esse processo. 

A Magistech conta com métodos e soluções para otimizar a gestão da indústria e do agronegócio. Navegue pelo site para conhecer mais sobre a empresa.


Data de Publicação: 13/01/2020
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento