Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



Agricultura 4.0 na gestão rural

O conceito da agricultura 4.0, ou agricultura digital, segue os passos da indústria 4.0 e veio para facilitar cada vez mais a vida dos produtores rurais, trazendo inovações fundamentais e uma série de novas oportunidades.

O avanço da tecnologia permitiu à agricultura brasileira chegar aos resultados alcançados até aqui. Por meio de tecnologias integradas, como softwares e outros sistemas, a produção agrícola tem muito a ganhar. 

O agronegócio é único setor da economia brasileira que conseguiu desempenho positivo no segundo trimestre de 2020 e esta evolução não pode parar.

Com tecnologias que aumentam os índices de produtividade e a eficiência do uso de insumos, a agricultura ganha muito mais força. Entre as tecnologias podemos citar:

  • Sensoriamento remoto;
  • Soluções analíticas para processar grandes volumes de dados;
  • Modelos computacionais de alto desempenho;
  • Sistemas de suporte à tomada de decisões;
  • Comunicação máquina para máquina;
  • Conectividade entre dispositivos móveis;
  • Sistema integrado de gestão.

O que é a agricultura 4.0?

Assim como a Indústria 4.0, a quarta revolução da agricultura conta com inovações tecnológicas, que trazem maior agilidade, autonomia, conectividade e integração aos processos produtivos e de gestão.

Com os sistemas adequados, é possível gerar e analisar um volume massivo de dados, facilitando sua rotina e permitindo uma produção em larga escala, com qualidade. Dessa forma, com a incorporação dos meios digitais no dia a dia, o formato de produção se torna consideravelmente mais inteligente.

Quando falamos sobre as tecnologias na agricultura, podemos citar alguns sistemas que auxiliam a visualizar e gerenciar os processos de maneira mais ampla e analítica, como: internet das coisas, inteligência artificial, big data, entre outros. Mas quais são as vantagens?

 

 

Benefícios da agricultura 4.0

Um dos grandes diferenciais da agricultura 4.0 é oferecer informações essenciais e precisas ao produtor agrícola, guiando suas decisões com assertividade e confiança.

Dados sobre o solo, as condições meteorológicas e a identificação de pragas de acordo com a localização podem auxiliar na análise preditiva de um futuro próximo na lavoura. E vale lembrar que esses benefícios também se aplicam ao pequeno e médio produtor.

Entre alguns exemplos das vantagens, podemos citar o aumento da produtividade, o monitoramento das operações agrícolas, a redução de desperdícios e a diminuição dos custos. Confira com mais detalhes a seguir.

Aumento da produtividade

Na agricultura 4.0, todas as fases do processo encontram suporte na tecnologia. Isso ocorre independentemente do tamanho da operação, que vai desde a agricultura familiar até as mega produções.

Com a atuação de máquinas automatizadas, é possível produzir mais com menos equipamentos. Com dados gerenciais sendo constantemente coletados e analisados, a eficiência segue um padrão significativamente mais alto.

Monitoramento de operações agrícolas

Mesmo que o produtor esteja distante do local de cultivo, as tecnologias empregadas possibilitam o acompanhamento em tempo real de toda a operação, oferecendo mobilidade e tranquilidade na gestão.

Por meio de sensores, drones e dispositivos de georreferenciamento, é possível tornar contínua a presença do gestor no campo, com cada setor da área de produção sendo monitorado.

Redução de desperdícios e diminuição dos custos

Os softwares integrados tem o importante papel de integrar informações de diferentes departamentos do negócio, a fim de facilitar o acesso aos dados. Dessa forma, o gestor acompanha melhor o dinheiro disponível em caixa e identifica o valor necessário para dar continuidade às operações.

Por consequência, ele pode fazer um diagnóstico mais aprofundado sobre as medidas necessárias para diminuir custos sem afetar a produtividade. A ferramenta também ajuda a identificar os níveis necessários de estoque.

O propósito é evitar uma quantidade excessiva de materiais e trabalhar com o estoque mínimo, a fim de evitar despesas significativas e a perda de oportunidades.

Tecnologias presentes na agricultura 4.0

Drones

Os drones podem ser utilizados para diferentes tarefas, como procurar indícios de pragas e pontos que necessitam de maior irrigação, avaliar a saúde das culturas, detectar ervas daninhas e até checar a qualidade do ar.

Telemetria

A telemetria permite o monitoramento e o controle da produção à distância. Em um sistema de irrigação, por exemplo, a tecnologia aponta a quantidade exata de água necessária, otimizando o processo de maneira inteligente e sustentável.

Todos os dados levantados pelos drones são registrados e adicionados a um banco de informações. Esses dados terão grande utilidade em um futuro próximo, em análises que comparam desempenho e performance em diferentes períodos.

Biotecnologia

A biotecnologia consiste em um recurso tecnológico que visa uma melhor compreensão do desenvolvimento da plantação. É possível fazer tratamento de sementes, modificações e upgrades genéticos, proporcionando um crescimento mais forte e rentável.

Com o cultivo de plantas mais resistentes, é possível criar vegetais que sejam mais resistentes às pragas e às ervas daninhas, dispensando o uso excessivo de defensivos — o que é muito melhor para o consumo.

Análise do clima

Bons resultados na plantação e no cultivo dependem bastante de um clima favorável, que tem impacto em praticamente todas as etapas do processo. Dessa forma, é muito importante contar com dados meteorológicos para fazer o preparo do solo, a adubação, a semeadura, a irrigação e a colheita, tudo no momento correto.

Sistema ERP

Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados do negócio. A partir das informações levantadas pelo software, é possível fazer diagnósticos aprofundados. A tecnologia ainda favorece a análise de dados e processos. Com isso, o gestor toma decisões mais precisas, com o objetivo de elevar o crescimento e a rentabilidade da gestão rural.

A agricultura 4.0 pode transformar seu negócio

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre o que é a agricultura 4.0, quais são seus benefícios e as tecnologias presentes nessa revolução dos processos agrícolas. Contar com essas inovações pode ser a peça-chave para trilhar um caminho de sucesso.

A Magistech é uma empresa referência em tecnologia e desenvolvimento há mais de 16 anos. Nosso software é composto por módulos totalmente integrados, tornando a gestão do seu negócio muito mais simples e assertiva.


Data de Publicação: 24/09/2020
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento