Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



Capacidade produtiva industrial: gerenciando de maneira correta

A capacidade produtiva está relacionada ao volume máximo de produtos, serviços, entre outros. Em uma empresa, dados sobre esse quesito são de grande importância para todas as áreas, já que, por meio dessa estratégia, é possível medir a quantidade máxima de produtos e serviços que uma indústria produz em determinado tempo.

Ela ajuda o gestor a avaliar se a produtividade está além do permitido ou em falta, auxiliando, ainda, na tomada de decisões. No entanto, vale ressaltar que não é correto pensar que a capacidade produtiva está proporcionalmente relacionada à qualidade da empresa. Na realidade, o importante é saber ajustá-la de acordo com a demanda do seu negócio.

Outro fator muito importante é a orientação de todos os colaboradores sobre como ocorre esse processo, principalmente porque se trata de um trabalho em equipe. Por esse motivo, é primordial que a atenção de todos seja redobrada, para que, de fato, a empresa alcance resultados efetivos.

Por que é necessário analisar a capacidade produtiva de uma indústria?

Avaliar a realidade cotidiana do seu empreendimento, como, por exemplo, buscar saber como está a eficácia operacional, é de suma importância para o bom desenvolvimento do seu negócio como um todo. A maior aplicabilidade se dá no setor industrial, uma vez que ter ciência do quanto é produzido permite ao gestor uma melhor tomada de decisão, além disso, ajuda na da redução de custos, assim como o aumento da produtividade e outros benefícios. 

Toda indústria, independente do seu ramo de atuação, tem sua capacidade produtiva. O cálculo é baseado em unidades de produção ao longo de um determinado período, ou seja, no quanto essa entidade é capaz de produzir. Com esse cálculo, o gestor pode ter maior clareza de todos os recursos que estão sendo utilizados e de como o negócio está se beneficiando com seu uso. 

No entanto, é muito comum alguns gestores terem dúvidas de como fazer a medição correta da capacidade produtiva do seu negócio, principalmente aqueles que estão iniciando suas atividades. Confira algumas sugestões a abaixo.

Como identificar a produtividade?

Para tornar mais eficiente a produtividade de sua indústria, o ideal é iniciar reduzindo perdas relacionadas às etapas do processo de produção. Um exemplo mais óbvio é o próprio excesso de produção, que deve ser controlado e, posteriormente, eliminado.

Calculando a capacidade produtiva

Para que seja possível calcular a capacidade produtiva, cabe ao gestor levar em consideração alguns fatores, como a relação entre a produção e o tempo gasto. Assim também é necessário conhecer a demanda, ou seja, o volume de itens que saem do setor de produção durante um certo período e a saída que eles têm no mercado.

É ainda essencial saber se há interrupções na produtividade, bem como levar em consideração todo e qualquer tipo de perda, de preferência já calculada anteriormente. As pausas dos colaboradores e possíveis manutenções também contam como parte dessas interrupções. 

Após essa ação, é necessário que o gestor procure acompanhar as ausências dos funcionários. Até mesmo a interrupção do trabalho por falta de matéria prima ou possíveis problemas com os equipamentos devem ser levados em conta. Desse modo, é possível obter uma gestão produtiva mais eficiente.

Contudo, vale lembrar que, para que uma indústria possa crescer de modo eficaz e seguro, é necessário ter uma boa gestão de processos. Por meio dela, é possível a automatização de todos os processos, permitindo ao gestor maior visão de como estão sendo desenvolvidas todas as atividades relacionadas aos diferentes setores. 

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de diversas soluções tecnológicas, assim como o ERP Agronegócio e o ERP. A instituição atende empresas de pequeno, médio e grande porte, não importa o segmento, e tem como objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções tecnológicas produzidas com a mais alta tecnologia, sempre mantendo uma excelente relação e parceria.


Data de Publicação: 19/08/2019
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento