Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



Como o Centro de Custo pode beneficiar a sua empresa

Por trás da administração, existe toda uma burocracia, sem contar a falta de conhecimento de como gerenciar uma empresa por parte de alguns gestores, o que acaba impactando a saúde financeira de qualquer empreendimento.

Atualmente, gestores de diversas organizações optam em fazer uso de novas  técnicas e ferramentas com o objetivo de evitar custos muito altos e, dessa forma, garantir o crescimento da sua empresa em um mercado com consumidores cada vez mais exigentes, em que a competitividade cresce a cada dia.

Independentemente do campo de atuação de uma organização, é preciso que ela seja o mais eficiente possível em suas operações, caso contrário tende a ser mal-sucedida. Todo gestor precisa ter ciência de que um plano financeiro é de suma importância para a empresa, e dentro desse planejamento está o Centro de Custos. 

Mas nem todo administrador sabe o que é o Centro de Custos e qual a sua finalidade e importância para o seu negócio. Para ajudar, hoje vamos falar um pouco sobre esse conceito.

Entenda o que é e qual a importância do Centro de Custo para as empresas

O centro de custo é fundamental para toda empresa. Trata-se de uma técnica que permite a divisão dos setores de uma organização para que cada um deles tenha a sua própria administração financeira. Através dele, o gestor consegue estabelecer os gastos relacionados a cada um dos departamentos. 

Para ficar mais claro, uma empresa pode criar um centro de custos para a área de compra e venda, outro para marketing, outro para recursos humanos e assim sucessivamente, ou seja, a empresa é constituída por um conjunto de centros de custos, no entanto, sendo um específico para cada setor da corporação. 

Essa separação pode ser feita por área ou processos, cabendo ao gestor decidir qual a melhor opção e como pretende organizar suas finanças. Desta forma, o gerenciamento é feito de acordo com a fragmentação dos setores, tornando mais prática a organização financeira.

Tipos de centro de custos dentro de uma empresa e como calcular  

Normalmente, existem dois tipos de centro de custos: o produtivo e o não produtivo. 

Centro de custos produtivos

São os departamentos que influenciam diretamente a venda dos produtos, a sua fabricação e até mesmo a venda de serviços. Dentre esses setores, o marketing e o comercial são os mais comuns.

Centro de custos não produtivos

Esses são os centros indiretos, chamados e conhecidos como auxiliares. Sua influência é de forma indireta na produção ou na venda de bens e serviços. As áreas administrativa, financeira e jurídica integram essa divisão. É importante saber que seus gastos também contam como despesas.

Quanto ao cálculo do centro de custos, é necessário que o gestor divida os custos relacionados entre um departamento ou outro.

Como é possível ver, não é difícil fazer o cálculo do centro de custos, mas ele pode ficar mais fácil com o auxílio de um sistema de gestão como o ERP.

O ERP é um sistema que tem como objetivo fazer a integração entre os setores de uma organização, além de gerenciar desde os departamentos de compras e vendas, recursos humanos, contabilidade, setor fiscal, estoque e outros. 

O ERP, além de integrar todas as áreas e otimizar as inúmeras informações, auxilia o gestor no planejamento, assim como na programação e controle de produção da empresa, tornando o setor de produtividade mais ágil e eficiente.

Quando ajustado ao centro de custos da empresa, os processos tornam-se mais eficientes e ágeis, além de vantagens como:

  • Economia de tempo;

  • Redução de custos indevidos;

  • Aumento na produtividade;

  • Melhor controle financeiro;

  • Mais agilidade nas vendas e faturamento;

  • Redução do retrabalho, entre outras.

Veja mais: Gestão Industrial | Consultoria de processos | Assessoria Contábil

 

É essencial que os gestores tenham conhecimentos sobre quais as necessidades do seu negócio para, então, investir no sistema de gestão ERP de acordo com o perfil da sua empresa e, dessa forma, atender a todas as expectativas. 


A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de diferentes soluções tecnológicas, como o sistema de gestão, entre os quais há versões especiais voltadas para o setor de laticínios e agronegócio. A empresa tem como objetivo atender a todos os seus clientes com a atenção que eles merecem e, assim, manter uma parceria sólida e duradoura.


Data de Publicação: 04/12/2019
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento