Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



Como o sistema de gestão ERP pode ajudar no controle de qualidade industrial

O sistema de gestão ERP é um método estratégico para trazer clareza sobre a situação da empresa. Acompanhe a importância desse controle de qualidade industrial. 

O sistema de gestão ERP é voltado para organizar e controlar os processos organizacionais, desde contabilidade e finanças até gestão pessoal e de dados. Assim, é possível melhorar a qualidade de produtos e serviços, garantindo a satisfação dos clientes ao atender todas as demandas. 

O impacto do sistema de gestão ERP em uma indústria

A adoção do sistema de gestão integrado (ou ERP), em uma indústria, pode trazer mudanças profundas na organização dela, seja no aspecto administrativo, operacional, organizacional, estratégico, ou na infraestrutura de TI. 

Os impactos causam modificações na forma de gestão e nos processos do negócio, tendo como principal objetivo a constante otimização. 

Dentre as vantagens da adoção do sistema de gestão ERP está a capacidade de integrar documentos e informações, além do suporte ao processamento dos dados que existem na empresa. 

O que muda na prática:

Ações voltadas para a qualidade

No sistema ERP, há diferentes funcionalidades voltadas para a qualidade, como Inspeção de Qualidade e módulos de Metrologia. Isso possibilita:

  • Laudos de inspeção, gráficos e relatórios;

  • Auditorias internas e externas;

  • Estudo avançado de não-conformidades com ferramenta de 8D;

  • Planejamento assertivo;

  • Certificados de conformidade de instrumentos e calibradores;

  • Análise e homologação de fornecedores;

  • Cálculos de incerteza conforme documento EA-4/02 (RBC e INMETRO);

  • Adequação de produtos e serviços de acordo com as normas ISO e outras certificações.

Como se dá o controle de qualidade no ERP

O controle de qualidade de uma indústria deve começar pelo planejamento estratégico, com ERP voltado para manufatura. 

Apenas com um monitoramento eficiente dos recursos da indústria, incluindo documentos, materiais, equipamentos e amostras, é que o sistema possibilitará a adequação dos estoques e da produção, a conformidade dos certificados de qualidade e a especificação de produtos. 

Dessa forma, além de prover todas as informações necessárias para um plano de qualidade, o sistema de gestão auxilia no mapeamento dos processos, garantindo a padronização para que a equipe siga pelo caminho correto, desde a compra de materiais até a entrega dos produtos. 

Controle de recursos e materiais 

Esse tipo de controle, especificamente, é voltado para evitar possíveis variações de fabricação, o que é fundamental para o controle de qualidade industrial. 

Em diversos casos, quando há variação de ingrediente ou de tempo de produção, ainda que pequena, pode afetar toda uma remessa de produtos, e o sistema de gestão atua exatamente na prevenção dessas falhas de fluxo produtivo. 

Isso acontece porque o ERP ajuda no gerenciamento e na classificação de todos os fornecedores de materiais, o monitoramento contínuo das variações seguindo critérios definidos pelo planejamento de produção, o controle dos equipamentos e recursos da empresa e a análise de maquinário. 

Sistema de gestão ERP auxilia empresas no controle de qualidade industrial

O sistema de gestão ERP, implantado pela Magistech, auxilia gestores a manter o controle da qualidade industrial por meio de soluções tecnológicas. Dessa forma, diversos setores do meio industrial podem assegurar a satisfação dos clientes na entrega de produtos e serviços. 

Navegue pelo site para conhecer as soluções do sistema de gestão ERP da Magistech.


Data de Publicação: 08/01/2020
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento