Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



O outsourcing estratégico no ERP

Você já ouviu falar sobre outsourcing? Esse é um termo comumente utilizado em empresas de diferentes portes e segmentos, o que é justificável pelos benefícios que são contemplados por tal estratégia.

Porém, dado o desconhecimento sobre o assunto, muitas empresas podem deixar essa possibilidade de lado, o que, a médio e longo prazo, pode ser prejudicial para seus resultados.

Vamos entender melhor o que significa esse termo e como ele pode ser utilizado em prol de uma empresa, inclusive no que diz respeito à sua integração com um ERP.

O que é outsourcing?

É o processo de delegar atividades essenciais para o funcionamento de uma empresa a outras companhias, terceirizando o serviço, de modo a ajudar tanto na obtenção de melhores resultados, quanto na otimização do tempo e até mesmo de custos. A tradução literal seria algo como “fonte externa”, ou seja, oriundo de fora.

Essa terceirização se aplica às atividades conhecidas como core business, que são aquelas diretamente ligadas à atuação da empresa no mercado.

É uma prática comum que empresas de diferentes portes e segmentos terceirizem atividades como limpeza, portaria, segurança e afins, as quais são importantes, mas fogem de sua atuação principal e podem ser enquadradas como complementares.

Com o outsourcing, porém, a situação é diferente, pois atividades sumárias para a empresa são terceirizadas, como seu setor de finanças, marketing, atendimento ao cliente, suporte e afins.

Adotar tal estratégia é altamente positivo, uma vez que sobra mais tempo para a tomada de decisões por parte dos gestores e diretores, além de potencializar sua produtividade e, por extensão, de toda a companhia.

Qual é a relação do ERP com o outsourcing?

Direta. A versatilidade do ERP faz com que ele possa ser utilizado por todas as empresas, tanto as que prestam serviços de outsourcing, quanto as que recorrem a eles em seu cotidiano.

Assim como a gestão do sistema de ordens de serviço com o ERP é possível, o mesmo se aplica à atividade de outsourcing, com excelente potencial de geração de resultados positivos.

Para quem contrata esse tipo de serviço, os funcionários terceirizados podem ter acesso liberado ao ERP, com controle de acesso de acordo com o que os gestores e diretores quiserem liberar para que eles possam trabalhar adequadamente.

Em relação às prestadoras de serviço outsourcing, o uso do ERP também é altamente recomendável, já que permite aos devidos colaboradores controlar as atividades, equipes e funções que são exercidas.

Isso se aplica a companhias de todos os portes e segmentos, de um sistema para laticínios até uma indústria, de um supermercado a uma oficina automotiva, o que é possível graças às características adaptáveis de tais sistemas.

Assim como o outsourcing é uma atividade positiva e que tende a crescer com o passar do tempo, o mesmo se aplica ao uso dos sistemas ERP, que trazem benefícios notáveis já a curto prazo para as companhias que o adotam.

A Magistech é especializada no desenvolvimento de ERPs personalizados de acordo com as necessidades de cada cliente, como o sistema para laticínios. O sistema é capaz de otimizar sua produtividade e eficiência a curto, médio e longo prazo e, por consequência, seus resultados.


Data de Publicação: 04/10/2019
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento