Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



Os principais cuidados ao aplicar o ROI sobre o ERP

O sistema ERP vem sendo adotado por um grande número de empresas nos últimos tempos. O objetivo dessa adoção é justamente ajudar na gestão da organização e otimizar todos os processos internos.

Para quem não sabe, o ERP é um software que congrega todos os departamentos e dados da empresa de modo automatizado, facilitando o controle de todas as informações e permitindo melhores resultados. Contudo, será que os gestores sabem que calcular o ROI em ERP é importante para o seu negócio?

As duas soluções têm como objetivo ajudar a sua empresa a melhorar todo o processo de desenvolvimento das atividades cotidianas, além de auxiliar na redução de possíveis erros operacionais.

Para a aplicação do ROI ao ERP, é necessário considerar alguns cuidados, uma vez que eles permitem que a empresa faça uma análise mais eficiente sobre os investimentos realizados. Dentre os fatores a serem considerados, é possível destacar:

  • A importância de saber o que é lucro operacional;

  • Saber como identificar a taxa de lucro de uma aplicação;

  • Levar em conta os custos operacionais para medir o ROI.

Cálculo do ROI do ERP

O cálculo deve ser feito com a maior precisão possível para que não haja nenhum tipo de falha. Cabe ao gestor incluir todos os custos, mesmo que sejam de pequeno valor, pois todas as informações relacionadas aos gastos da organização, de maneira geral, são primordiais para que se alcance um resultado exato.

Simplificando esse entendimento, o gestor irá somar os lucros e subtrair o total que investiu. Após essa ação, terá de dividir o resultado pelo valor de todo o investimento. Dessa forma, todos que fazem parte da corporação saberão com precisão qual o ROI da organização.

Vantagens ao implantar o ERP

O sistema de gestão ERP se tornou um forte aliado na gestão da grande maioria das empresas. Isso é possível devido à sua capacidade de centralizar todos os dados e os diferentes departamentos em uma única plataforma. Além disso, o sistema conta com uma diversidade de vantagens, tais como:

  • Redução de gastos desnecessários;

  • Gestão de vendas mais eficiente;

  • Aumento na lucratividade;

  • Melhores indicadores de desempenho;

  • Informações mais precisas e confiáveis.

Saiba como aplicar o ROI ao seu sistema ERP

Ao utilizar um sistema ERP, a empresa se beneficiará de diversas vantagens, como a otimização de tempo, agilidade no acesso às informações, automatização de inúmeros processos, e a facilidade disponibilizada ao gestor para que sejam tomadas decisões. No entanto, é comum encontrarmos organizações que não sabem como analisar o retorno alcançado por meio do ERP.

As empresas apostam no ERP para melhorar os processos, aumentar a agilidade no desenvolvimento das diversas atividades, diminuir possíveis falhas, tornar melhor a produtividade operacional e reduzir o retrabalho. Tudo isso por meio da padronização de todos os processos relacionados à corporação.

É evidente que todos esses benefícios ajudarão a eliminar custos com outros recursos, o que pode contribuir para o aumento do faturamento da empresa. Vale lembrar que são essas melhorias que serão analisadas pelo indicador ROI, que, assim como o ERP, irá ajudar no crescimento do seu negócio.

A Magistech é uma empresa especializada no desenvolvimento de software ERP de acordo com a necessidade de cada cliente, como o ERP Agronegócio, com capacidade para otimizar todo o processo de produtividade do leite. A empresa tem como objetivo manter sempre a boa parceria com todos os seus clientes por meio de laços de qualidade e credibilidade.


Data de Publicação: 09/10/2019
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento