Veja as vantagens do ERP – Sistema Integrado de Gestão para a sua empresa

jun 23, 2017

O sistema ERP para empresas já está presente nas mais diversas partes do mundo, sendo uma ferramenta essencial para o bom andamento de processos de gestão. Se você ainda não conhece detalhes dessa tecnologia, este post irá apresentar seus principais benefícios.

Antes, porém, vale entender algumas informações básicos dessa ferramenta. Confira:

O que é ERP?

O sistema ERP – Sistema Integrado de Gestão pode ser definido como uma tecnologia que integra todos os processos e dados de uma empresa em apenas um sistema. A sigla – ERP – vem do inglês Enterprise Resource Planning, mas já se tornou amplamente utilizada em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil.

O sistema ERP para empresas pode unir os mais diversos setores dentro de uma mesma plataforma: recursos humanos, marketing, contabilidade, finanças, compras, entre outros. Além disso, possui a capacidade de gerenciamento de transações diversas, informações para gestores, processamento de pedido de vendas, distribuição, gerenciamento de estoques etc.

Como o sistema ERP para empresas surgiu?

Esse tipo de software apresenta seus primeiros indícios a partir da década de 70, com a utilização de uma aplicação chamada Material Requirement Planning – MRP, também conhecida como planejamento dos recursos de manufatura.

Já nos anos 80, com o início das redes de computadores ligadas a servidores, o MRP recebeu uma revolução, ficando conhecido como MRP II – agora com a capacidade de controlar outras ações, tais como mão-de-obra e maquinário.

De acordo com alguns especialistas, o MRP II já poderia ser considerado um sistema ERP para empresas, e isso porque ele contava com uma integração maior de controles e tipos de gerenciamento.

Nesse contexto, a sigla ERP ganharia visibilidade na década de 90, época de grande disseminação de microcomputadores ligados a servidores com preços mais competitivos. A partir de 1995, foi registrada um crescimento exponencial do software.

Quais as vantagens da tecnologia?

Alguns pontos merecem ser destacados quando o assunto é sistema ERP para empresas. Veja os três principais:

Eficiência – afinal de contas, unir processos diversos em apenas um sistema permite que as atividades diárias da empresa sejam realizadas com mais rapidez.

Redução de custos – pois não é necessário investir em uma ferramenta diferente para cada tipo de processo.

Personalização – sistemas ERP de boa qualidade permitem a personalização de suas funções, de forma que a empresa possa trabalhar apenas com as melhores opções dentro de suas necessidades.

Onde encontrar um sistema ERP de qualidade?

Entre os ramos que mais necessitam de um software como esse, podemos citar o de companhias de laticínios. E nesse quesito, a Magistech possui a solução ideal para o seu negócio.

O sistema de gestão de laticínios Magis TI permite a personalização de suas funções, que atendem os mais diversos direcionamentos. Dessa maneira, a empresa poderá tomar as melhores decisões para preservar a agilidade de processos rotineiros.

O Magis TI ainda conta com funcionalidades desenvolvidas para gerar o controle de todas as movimentações dos setores financeiro, comercial, contábil e financeiro da empresa, industrial e fiscal da empresa.

Além disso, esse sistema ERP para empresas agrega controles internos que permitem maior agilidade nos processos e na tomada de decisões, otimizando os recursos e evitando retrabalho.

Faça um orçamento do Magis TI para sua empresa com a Magistech!

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

Defis 2024: prazo de entrega termina nesta quinta-feira

A Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) deve ser entregue até quinta-feira (28), que é considerado o último dia útil do mês de março. Empresas enquadradas como Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP) inscritas no Simples...

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

FGTS Digital: entenda o que muda com novo sistema

O governo federal anunciou o lançamento do FGTS Digital nesta sexta-feira (1º). O novo sistema estava em fase de testes até meados de janeiro e agora será disponibilizado oficialmente aos empregadores. A nova plataforma do FGTS Digital foi desenvolvida com o intuito...