Magistech

Procurando por um ERP para agronegócio? Veja como podemos te ajudar!



Você sabe tudo sobre Bloco K?

O que é o Bloco K?
Todas as indústrias do Brasil fora do Simples Nacional e do MEI precisam entregar o Bloco K ao Fisco. E boa parte das empresas ainda não sabem o que realmente devem fazer. Então, antes de mais nada, vamos entender o que é Bloco K.

O Bloco K, Livro de Registro de Controle da Produção e do Estoque, foi criado para controlar a movimentação da produção e estoque das empresas. Ele consiste em um livro digital com informações mensais da produção e consumo de insumos. Neste documento deve constar o saldo de estoque, as perdas no processo produtivo, informações sobre os produtos acabados e produtos fabricados por terceiros.


Mas afinal, quem deve enviar o Bloco K?
O Bloco K é obrigatório para indústrias ou a elas equiparadas pela legislação federal e para os estabelecimentos atacadistas, podendo, a critério do Fisco, ser exigida de estabelecimento de contribuintes de outros setores.


Quais informações precisam ser enviadas?

Registro K200 – Estoque Escriturado:
Neste registro a sua empresa deve informar o estoque final escriturado, referente ao período informado no Registro K100. Caso não exista quantidade em estoque na data final do período de apuração (Registro K100), não há necessidade de enviar o Registro K200.

No documento, são enviados apenas os produtos com os tipos: mercadoria para revenda, matéria prima, embalagem, produtos em processo – acabados e intermediários, produtos acabados, subprodutos e outros insumos. Além de identificar a posse do produto, se é de propriedade do informante ou em posse de terceiros.

Registro K280 – Correção de Apontamento do Estoque Escriturado:
Este registro consiste na correção de apontamento de estoque escriturado que foi informado em períodos anteriores. O Registro K280 é um documento facilitador para o contribuinte, que evita possíveis retificações de todo o arquivo do Sped ou até mesmo do Bloco K completo, somente para corrigir o estoque escriturado.


Tudo que você precisa saber sobre ERP


Quais os benefícios do Bloco K?
O Bloco K também traz benefícios para empresas que querem crescer de maneira estruturada, pois ajudará a fechar os seus ciclos completos de operações, abrangendo toda a movimentação do estoque desde a aquisição da matéria-prima até a elaboração do produto final.

Com isso, elas terão acesso a informações mais detalhadas sobre a sua produção e saberão os custos do todo o processo produtivo – dados importantíssimos para uma boa visão de futuro e planejamento, principalmente se contarem com um software de ERP.

Por ser digitalizado, o livro de Controle de Produção e do Estoque elimina o uso de documentos em papel, bem como os custos com sua dispensa de emissão e armazenamento, ajudando a preservar o meio ambiente.

Sua obrigatoriedade também ajuda a uniformizar e melhorar a qualidade da informação que o contribuinte presta às diversas unidades federadas, minimiza custos administrativos, aumenta a produtividade do auditor através da eliminação dos passos para coleta dos arquivos e fortalece o controle e a fiscalização por meio de intercâmbio de informações entre as administrações tributárias.


Leia Mais:

Pequenas distribuidoras podem ter um sistema ERP?
O CFOP - Código Fiscal de Operações e Prestações para serviços e mercadorias
> Conheça 5 formas de reduzir o retrabalho

 

Como o ERP pode contribuir neste processo?
Os sistemas de gestão são fortes aliados na hora de fornecer ferramentas que contribuam na hora de reunir as informações necessárias. Com softwares de gestão é possível realizar registros de produção, entrada de notas fiscais, mercadorias por requisição, saídas e perdas.

Diante de toda esta complexidade, a utilização de uma solução ERP é imprescindível, já que ela fornece uma estrutura confiável e ágil para o registro de todas essas informações, garantindo assim a adequação às exigências legais e uma gestão mais eficiente.

Um sistema ERP também reúne todos os dados e procedimentos industriais, logísticos, comerciais, financeiros e administrativos da empresa, otimizando processos e facilitando rotinas. 

 


Data de Publicação: 16/03/2020
Autor: Magistech
Leia outras notícias

Atuamos há mais de 15 anos no segmento lácteo, com destaque para nossos serviços de ERP para Laticínios e sistema de coleta de leite.

Magistech - Solicite um Orçamento