O lean manufacturing e sua aplicação com o sistema ERP

ago 29, 2019

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

O lean manufacturing, conhecido também como Sistema Toyota de produção ou Sistema Enxuto de Manufatura, tem como objetivo eliminar desperdícios e ajudar no aumento da qualidade e produção dos produtos.

O termo nasceu no Japão ao término da segunda Guerra Mundial, tendo sua primeira versão criada no ano de 1924 por Sakichi Toyota, fundador da Toyota Teares. Sua intenção era de criar uma cultura que ajudasse a eliminar custos desnecessários devido à falta de recursos no período pós-guerra.

Dentre as diversas prioridades desse conceito, a agilidade é uma delas. A intenção é fazer com que os maquinários no auge do seu funcionamento otimizem todos os processos de modo prático, ágil e sem desperdício de tempo.

ERP é um grande aliado do lean manufacturing 

O sistema de gestão ERP é um dos maiores aliados do lean manufacturing. Ele tem como objetivo contribuir com o aumento de produtividade, tornando os processos mais simples e ágeis, de modo a favorecer o sucesso da empresa.

Nesse sentido, é primordial que os gestores tenham ciência da importância de aliar esses dois conceitos tecnológicos. Além disso, faz-se necessário entender as diversas vantagens que ambos podem proporcionar em relação à competitividade junto à concorrência, que aumenta a cada dia no mercado.

Em parceria, o ERP e o lean são capazes de proporcionar inúmeros benefícios para qualquer organização. Confira abaixo alguns deles:

  • Redução de custos;

  • Aumento na eficiência da equipe;

  • Reduz o retrabalho;

  • Aumento de produção;

  • Maior controle sobre todos os processos;

  • Agilidade no processo de entrega;

  • Informações em menos tempo;

  • Resultados mais assertivos;

  • Controle de estoque;

  • Maior integração de todas as áreas;

  • Atendimento de qualidade aos clientes;

  • Maior ganho financeiro;

  • Entre diversos outros.

O sistema de gestão ERP, mesmo trabalhando em conjunto com o lean, é capaz de agir nos diversos setores existentes em uma corporação, como, por exemplo, na área de logística no setor industrial. Ao associar o ERP aos processos logísticos, o gestor obtém resultados mais assertivos e confiáveis. Além das vantagens como:

  • Maior integração de todos os setores;

  • Mais eficiência no controle de entrada e saída de produtos no estoque;

  • Redução de falhas;

  • Melhora as tomadas de decisões;

  • Eliminação de custos desnecessários.

A grande maioria das empresas tem optado pela implantação do sistema de gestão ERP em decorrência de suas diversas características, e uma delas é a automação que essa tecnologia permite.

Por meio da automação de todos os processos, tanto os gestores, quanto os colaboradores perceberão a eficiência e agilidade no desenvolvimento de cada um deles. Esse novo panorama permite elevar o índice de produtividade, levando a organização a alcançar maiores lucros.

Dentre as inúmeras vantagens ofertadas pela automação, podemos citar como uma das mais perceptíveis justamente o aumento da competitividade. Isso acontece porque a empresa como um todo se torna mais organizada e, assim, mais resistente frente à concorrência. Além disso, permite ao gestor maior visão sobre o que há de novo no mercado, o que facilita o atendimento ao consumidor com mais qualidade e precisão.

Vale lembrar que, ao investir em um sistema de gestão ERP, é de suma importância fazer um levantamento sobre quais são as necessidades que o ERP terá de suprir. Sendo assim, após essa análise, é possível escolher a solução em conformidade com o perfil do seu empreendimento.

A Magistech é uma empresa especializada em implantação de diversas soluções tecnológicas, uma delas é o sistema de gestão ERP. A instituição atende a empresas de diversos portes e segmentos, tendo como maior objetivo ofertar a todos os seus clientes soluções produzidas com a mais alta tecnologia e adequadas às necessidades reais de cada negócio.  Dessa forma, a prioridade é manter uma boa parceria com todos os clientes e estabelecer um vínculo de confiança e qualidade.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

Indicadores – Mercado Lácteo Maio/2022

O preço do leite ao produtor registrou novo aumento no pagamento de abril, em função de menor oferta de leite e incremento dos custos de produção. O preço médio nacional pago ao produtor foi de R$ 2,43 por litro.Houve significativa melhora na relação de troca...

Por que manter o ERP atualizado é tão importante?

Por que manter o ERP atualizado é tão importante?

Pensando em cortar gastos e economizar recursos, muitos gestores negligenciam a atualização de seus softwares de gestão.  No entanto, os riscos de uma solução defasada são muitos e podem afetar diretamente a produção, lucratividade do negócio e até a tomada de...

Mercado de Leite e Derivados – Maio/2022

Mercado de Leite e Derivados – Maio/2022

O último leilão da Plataforma Global Dairy Trade (GDT) em 03 de maio registrou forte recuo nos preços internacionais dos derivados lácteos. O leite em pó integral caiu 6,5% para US$3.916/tonelada, ficando inclusive abaixo do leite em pó desnatado, que fechou em...