O que é DRE e como sistema de gestão ERP pode auxiliar nesta gestão

fev 10, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

O sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) pode ajudar, e muito, no DRE (Demonstração de Resultado do Exercício). Saiba como!

Quem deseja ter uma empresa, ou já possui seu próprio negócio, em algum momento terá que lidar com o DRE. Demonstração do resultado, o exercício nada mais é que um relatório contábil (financeiro) que ajuda no processo de tomada de decisão por parte dos gestores. Entender esse sistema de gestão é fundamental para enxergar se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

As implicações do DRE

A aplicação do DRE é obrigatória por Lei, como um meio de prestar justificativas ao Fisco. O documento é de suma importância para que possa ser feita uma análise do empreendimento. Quem ainda não apura o DRE mensalmente deve começar o quanto antes!

Nele consta, em detalhes, todos os valores de custos, receitas, lucros, despesas e impostos.

Para que serve o DRE

Trata-se de uma ferramenta de sistema de gestão muito utilizada para medir a performance de uma empresa, ou seja, leva em consideração todo lucro ou prejuízo do negócio dentro de um período determinado.

Com auxílio do DRE, é possível ao gestor analisar tudo o que se vende em comparação ao que se gasta, permitindo refletir sobre quais serão as melhores estratégias a serem adotas para ajustar o que precisa ser mudado. O DRE é, também, um dos documentos mais requeridos na hora de contratar crédito com bancos ou investidores.

Por meio da análise mensal do DRE, é possível comparar todos os valores que entram com os valores que saem dentro de um período, trazendo maior visibilidade do próprio negócio.

E como o ERP pode ajudar com sistema de gestão?

De forma geral, um sistema de gestão ERP organiza e centraliza todos os processos e dados de uma empresa em um único banco. O ERP nada mais é que uma plataforma elaborada para integrar informações dos mais diversos departamentos da empresa, otimizando o processo de gestão das informações do negócio.

Para elaboração do DRE, o ERP pode ser de grande valia! Confira a estrutura do relatório:

Receita Bruta

(-) Deduções

(=) Receita líquida

(-) Custos da mercadoria vendida

(=) Lucro bruto

(-) Despesas administrativas

(-) Despesas com vendas

(-) Despesas Financeiras

(+) Receitas financeiras

(-) Despesas gerais

(=) Lucro ou prejuízo

ERP facilita elaboração do DRE

Durante a elaboração do DRE, é preciso ter muito cuidado para não perder nenhum detalhe e prejudicar o cálculo. Tendo isso em mente, a utilização do sistema de gestão ERP é uma ótima forma de tornar o processo mais prático, rápido e eficiente. O ERP ajuda a integrar diversos setores da empresa, o que centraliza as informações em uma única plataforma.

Magistech auxilia setores de leite e agronegócio com sistema de gestão integrado

A Magistech surgiu como um sistema de gestão contábil, e financeiro, com enfoque no segmento industrial de leite e do agronegócio. A empresa é referência quando o assunto é desenvolvimento de sistemas de gestão para indústrias.

Hoje, a Magistech tem como principal objetivo oferecer um sistema de informação gerencial que otimize o acesso a todas as informações necessárias durante um processo de decisões.

Navegue pelo site para conhecer mais sobre a Magistech e seus serviços.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.