Os desafios da Contabilidade 4.0 na gestão de uma empresa

mar 25, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Os avanços na área de tecnologia da informação estão transformando a dinâmica do mundo dos negócios, tornando as tarefas realizadas em escritórios cada vez mais rápidas e eficazes.

Seguindo essa linha de constante inovação e aprendizado, a Contabilidade 4.0 busca trazer essa tecnologia e suas vantagens para o setor de administração financeira de uma organização.

O que é a Contabilidade 4.0

A Contabilidade 4.0 é uma evolução da contabilidade tradicional para uma digital, na qual a Internet das Coisas (IoT), o marketing digital e os recursos de tecnologia da informação são utilizados para aprimorar os processos envolvidos em um escritório de contabilidade.

Assim, a Contabilidade 4.0 acompanha a evolução da Indústria 4.0, marcada pela automatização de processos, a utilização da nuvem para armazenamento de dados e a integração das áreas de uma organização por meio de softwares de gestão conectados à internet.

Aplicação da Contabilidade 4.0 nos processos empresariais

Para falar da aplicação dessa evolução da contabilidade nos processos empresariais, é necessário perceber que estes não envolvem só a organização financeira de uma empresa.

Isso deve-se ao fato de que, dentre as inúmeras vantagens oferecidas por essa mudança, também estão presentes uma ótima relação e comunicação com o cliente, além das estratégias de divulgação. Ainda está incluída uma nova forma de estruturar os procedimentos que envolvem o funcionamento de um escritório. Assim, pode-se elencar algumas das principais aplicações, que são:

  • Migração de documentos em papel para documentos digitais, facilitando consultas e emissões;
  • Utilização de canais de comunicação internos e com clientes, tais como chatbots, whatsapp, telegram, entre outros;
  • Estratégias de marketing digital para promover o escritório;
  • Utilização de softwares de gestão para integração de atividades gerenciais e financeiras.

Desafios da implementação da Contabilidade 4.

Uma mudança para a era digital em uma área tão importante como a contabilidade não chegaria sem seus desafios de implementação. Alguns dos principais desafios enfrentados pelos profissionais da área são:

Manter-se atualizado

O maior obstáculo a ser enfrentado aqui é a barreira do conhecimento, pois, como em qualquer área, o profissional contábil deve estar em uma busca constante por aprendizado, acompanhando as tendências de evolução do mercado.

Buscar capacitação

Da mesma forma que se manter atualizado sobre as inovações envolvendo a contabilidade é importante, capacitar-se é essencial para poder aplicar no escritório e aprender a lidar com as novas tecnologias.

Adaptar a comunicação

Adotar estratégias ágeis de comunicação interna e externa, utilizando os recursos digitais disponíveis, também pode ser uma dificuldade enfrentada inicialmente em um escritório.

Conscientizar a equipe

Por fim, não basta que apenas uma pessoa esteja adaptada aos processos da Contabilidade 4.0, toda a equipe deve estar pronta. Por isso, essa mudança deve passar por todo um processo de qualificação para o grupo de trabalho.

Relação da Contabilidade 4.0 com os sistemas de gestão

A Contabilidade 4.0 busca, então, otimizar os processos com a utilização das novas tecnologias, ligadas principalmente à internet e à automatização de processos. Com isso, como já citado nas aplicações, fazer uso de sistemas de gestão pode facilitar a implementação dessas mudanças.

O motivo é que softwares de gestão, como os sistemas de gestão ERP, são capazes de integrar diversos setores das organizações, incluindo as áreas operacionais, administrativas e financeiras. Com essa integração, torna-se muito mais fácil, por exemplo, a extração e importação de dados contábeis de uma empresa para a utilização do escritório.Assim, a utilização de sistemas de gestão ERP torna-se uma aliada na implementação da Contabilidade 4.0 nas empresas. Contar com sistemas de gestão personalizados proporciona vantagens ainda maiores nessa aplicação.

Dessa forma, a Magistech é uma empresa especializada que desenvolve sistemas de gestão ERP, como sua solução para a área de laticínios, que busca evitar fraudes e aumentar a confiabilidade dos registros por meio de solução de Tecnologia da Informação (TI).

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.