Saiba Como Garantir o Sucesso na Implantação do Sistema de Gestão ERP

out 13, 2017

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Para muitas empresas, a implantação de um sistema de gestão ERP aparece como uma alternativa capaz de melhorar consideravelmente todos os seus processos, o que é verdade. Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados para realmente tirar proveito desses sistemas.

Antes de começar a efetivamente utilizar o sistema de gestão ERP, deve ser feita sua implementação na empresa, fato que muitas vezes não recebe a atenção merecida. Como resultado, o uso do software pode trazer resultados muito aquém dos esperados.

Por isso, tão ou até mais importante do que o sistema em si são os momentos que precedem seu desenvolvimento e instalação.

O Que é um Sistema ERP?

Basicamente, um sistema de gestão ERP (Enterprise Resource Planning) tem como objetivo integrar todas as áreas de uma empresa através do uso de um único software, de modo que ela fique totalmente interligada.

Sua implantação pode reduzir consideravelmente os custos operacionais, já que cada setor não precisará utilizar um sistema diferente. Isso também fará com que todos os processos fiquem centralizados em um único ambiente, seguro e de fácil acesso.

Para isso, porém, é preciso seguir a algumas dicas para evitar contratempos e dificuldades com o sistema.

Como Obter os Melhores Resultados Com um Sistema de Gestão ERP

Ter um planejamento minucioso em relação aos seguintes pontos aumentará muito as chances de que o sistema ERP possa começar a surgir efeitos positivos logo quando terminar de ser implementado.

Escolha Uma Empresa Confiável

São muitos os benefícios do ERP para pequenas e médias empresas, bem como para empresas multinacionais e de grande porte. Porém, a escolha da empresa que desenvolverá esse software é um momento crucial.

É importante conhecer alguns dos sistemas que já foram desenvolvidos por essa empresa é buscar o máximo de informações possível a respeito de sua idoneidade. Assim, o cliente terá certeza de que poderá ter suas expectativas atendidas.

Solicite as Customizações Necessárias

Depois da escolha da distribuidora do sistema, é necessário verificar o que os softwares oferecidos podem oferecer e quais são as funcionalidades que devem ser alteradas. Afinal, é praticamente impossível que o mesmo sistema seja ideal para duas empresas diferentes sem que haja algumas modificações e customizações.

Estude se a Infraestrutura Existente é Suficiente

Também é essencial saber se a infraestrutura tecnológica existente atualmente na empresa é capaz de comportar o sistema a ser instalado. Deixar esse momento para a última hora pode resultar em custos inesperados e no atraso do projeto como um todo.

Invista em Treinamentos

Uma das maiores vantagens do sistema de gestão ERP para empresas é exatamente a agilidade, que é preponderante em qualquer empresa hoje em dia. Porém, a empresa contratante não pode querer que todos os seus funcionários saibam utilizar a ferramenta sem que tenham passado por um treinamento específico.

É de responsabilidade da desenvolvedora do sistema treinar os colaboradores da empresa contratante enquanto o contrato ainda estiver em vigência. Esse período deve ser aproveitado ao máximo, pois, caso contrário, muitas funções do sistema podem acabar esquecidas.

É bom pensar que todo o tempo investido em treinamentos será recuperado a curto prazo, já que os processos serão otimizados e levarão muito menos tempo para que sejam realizados.

Elimine Vícios e Processos Desnecessários

É normal, embora prejudicial que, com o passar do tempo, os colaboradores de uma empresa adquiram vícios e hábitos que só acabam por dificultar e atrasar determinados processos.

Logo que o sistema de gestão ERP passar a ser utilizado, todas as etapas dos processos da empresa devem ser revistas, de modo a identificar aquilo que pode causar atrasos ou simplesmente não fazer diferença no final. Cortar essas ações pode resultar em uma economia brusca de tempo.

Obtenha o Máximo de Benefícios de um Sistema ERP

Todos os benefícios citados e muitos outros podem ser obtidos quando se escolhe uma boa empresa para o desenvolvimento do software e quando sua implementação passar por um processo planejado.

Para que sua empresa obtenha máximo sucesso, conte com a Magistech, que oferece um sistema de gestão ERP totalmente customizável, perfeito para as necessidades de clientes dos mais variados portes e segmentos. Assim, a empresa passará a trabalhar de uma forma muito mais integrada e eficiente, o que por consequência aumenta sua lucratividade e contribui para seu crescimento no mercado.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.