Sistemas ERP auxiliam na tomada de decisão na gestão empresarial

nov 8, 2017

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

A gestão de uma empresa envolve passar por diversos desafios, e a forma com a qual cada gestor reage a eles fará toda a diferença para a obtenção de sucesso ou fracasso. A utilização de um sistema de gestão ERP pode ajudar todas as empresas a tomar as melhores decisões possíveis.

Essa pode até parecer uma atividade corriqueira, mas a tomada de decisões é algo extremamente importante. Alterar um pouco a rota pode fazer com que tudo dê certo ou que tudo dê errado. É devido à criticidade desses momentos que o sistema de gestão ERP é não apenas recomendável, mas obrigatório para empresas que queiram ser bem sucedidas.

O desconhecimento de tudo aquilo que um sistema ERP é capaz de fazer é um dos principais motivos que levam as empresas a não investirem nessa solução. Por isso, é determinante compreender todo o auxílio que tal sistema pode oferecer e como pode ser obtido um excelente custo-benefício com essa decisão.

O que faz um sistema de gestão ERP?

A gestão de uma empresa era uma tarefa muito complicada antigamente. Mesmo com o advento dos softwares e sistemas de gestão empresariais, cada setor contava com uma solução separada dos demais, o que tornava suas atividades mais práticas, mas prejudicava a companhia como um todo.

Por exemplo: o setor de vendas precisa de um investimento mais elevado para poder atingir as metas do mês e toma esse valor do caixa. Porém, antes disso, não foi verificado junto ao departamento financeiro se havia recursos disponíveis ou não, já que o acesso a essa informação poderia demorar demais.

Como consequência, pode ser que falte dinheiro para o pagamento dos custos operacionais e a empresa passe o mês no vermelho, por pura falta de comunicação. Essa atitude, porém, nem sempre é tomada por má fé: muitas vezes, não há tempo hábil para levantar essas informações.

Esse foi apenas um exemplo que mostra como a tomada de decisões é essencial. É justamente para ajudar nisso que deve ser utilizado um sistema de gestão ERP.

Com um sistema desse tipo, toda a empresa passa a utilizar um único software, o que centraliza todas as informações necessárias na mesma interface. O resultado é uma integração muito maior da equipe e, consequentemente, uma tomada de decisões mais assertiva.

Compensa investir em um sistema ERP para empresas?

Quando esses sistemas foram lançados no mercado, seu custo era muito alto. Apenas multinacionais e empresas de grande porte tinham condições de implementá-lo, além da necessidade de contar com uma infraestrutura bastante potente e custosa.

Hoje em dia, a situação já não é mais essa. Uma das principais características do sistema de gestão de custos é que ele funciona através da nuvem, ou seja, não há a necessidade de contar com um sistema computacional muito avançado dentro da empresa, já que o processamento dos dados é feito remotamente.

Isso, por si só, já diminui consideravelmente o investimento necessário para a contratação de um sistema de gestão ERP. Além disso, essa solução vem se popularizando cada vez mais, o que também reduziu seu custo de implementação e tornou essa decisão possível até mesmo a pequenas e médias empresas.

Outra característica importante é que o sistema não é engessado: ele pode (e deve) ser modificado de acordo com aquilo que a empresa precisa. Existem vários módulos no sistema, cada um com uma finalidade diferente, mas sempre com o intuito de que a empresa realmente consiga tomar as melhores decisões possíveis com o auxílio do ERP.

É necessária uma adaptação mútua entre a equipe é o software, já que seu desenvolvimento é feito de acordo com as necessidades da empresa e os colaboradores precisam passar por um treinamento para conhecer todas as suas funcionalidades. Porém, o investimento é bastante vantajoso.

O Magis TI é um sistema de gestão ERP desenvolvido pela Magistech, empresa que é referência em seu segmento. O software é completamente customizável e plenamente capaz de atender a toda a empresa, de modo a assegurar uma tomada de decisão muito melhor e mais precisa, o que influenciará diretamente no sucesso da corporação.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.