Transformação Digital: como a crise mostrou a importância da tecnologia nas empresas

abr 9, 2020

5 dicas sobre gestão financeira de fazendas

Trabalho remoto ou home office. Essas palavrinhas passaram a fazer parte do vocabulário das organizações brasileiras, diante da necessidade de se reduzir aglomerações. Uma grande aliada nesse momento foi a transformação digital.

A ordem é ficar em casa, mas manter os negócios operando, sempre que possível. O isolamento social é apontado pela OMS como a medida mais eficaz para evitar que a curva de contaminação pelo vírus cresça.

Entretanto, nesse cenário, é possível observar dois contextos entre as empresas: 1) as que estavam preparadas e conseguiram migrar suas estruturas em pouco mais de uma semana; 2) as que não estavam e atropelaram etapas para garantir segurança para colaboradores e a continuidade das operações para os negócios.

Importância da Transformação Digital

Nessa corrida contra o tempo, quem saiu na frente, provavelmente, tem mais maturidade em seu processo de transformação digital. Um exemplo são as empresas que já adotavam ferramentas de gestão, os chamados ERPs. Eles permitem o acesso dos usuários aos sistemas corporativos a partir de qualquer lugar. Com essa base tecnológica, migrar para Home Office foi mais ágil e seguro. O colaborador pode entrar no sistema de compras, gestão de estoque, comercial, recursos humanos, etc, a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Por outro lado, quem não implementou processos de Transformação Digital ou tem baixo nível de maturidade, levou mais tempo para se preparar. Foi necessário adequar computadores e celulares manualmente, transferir planilhas para a nuvem, instalar sistemas separados e programas específicos em inúmeras máquinas. Um trabalho que demandou muito esforço e sujeito a riscos.

Devido a isso, muitas empresas tiveram que perder tempo para discutir como gerenciar processos remotamente, como gerir equipes, acompanhar projetos, produtividade, resultados e muito mais. Para quem usa ERP, essa tarefa foi mais fácil. Com a empresa toda integrada em uma única plataforma, o acesso aos dados segue como sempre, com ajustes na medida em que as mudanças são necessárias.

O que seu ERP pode fazer por você no atual cenário

Na Magistech, somos especialistas em ERP e queremos compartilhar com sua empresa alguns pontos sobre como um bom sistema gerencial pode ajudar a sua empresa a enfrentar situações de exceção:

  • O ERP te dá uma visão completa de toda a sua cadeia produtiva. Você pode analisar os dados e agir rapidamente, pensando em todos os envolvidos. Assim, avalia melhor suas estratégias e toma decisões mais racionais;
  • No ERP, todos os processos de sua empresa estão mapeados e conectados, podendo ser acessados remotamente, em tempo real. Isso contribui para a elaboração de planos de contingência e desenho de cenários;
  • O ERP facilita a tomada de decisões para remanejar as pessoas com agilidade. Esse pode ser um bom momento para se desengavetar velhos projetos, que ficaram parados por falta de tempo e pessoas qualificadas.

A regulamentação relacionada ao home office foi aprovada recentemente, mas poucas empresas adotaram a prática de maneira ampla. Em apenas uma semana, fomos capazes de resolver questões tecnológicas, de segurança, de acesso web, entre outras. A adoção em massa de home office deve ser um dos legados do momento atual. Mais coragem, mais ousadia e inovação para enxergar todas as possibilidades do trabalho remoto.

E você? Sentiu a necessidade de transformar sua empresa? Ou vai deixar para a próxima crise? Vamos agir agora e minimizar os impactos no futuro. Se você tiver qualquer dúvida, nossos consultores estão à disposição para te ajudar.

Cadastre na nossa newsletter e receba nossas novidades!

Integração
Captcha obrigatório

Últimas Notícias

Os assuntos mais relevantes do momento sobre gestão, inovação, tecnologia e agronegócio.