Você sabe a importância do processo de implantação de um sistema ERP para uma gestão mais otimizada?

Você sabe a importância do processo de implantação de um sistema ERP para uma gestão mais otimizada?

A tecnologia tem sido grande aliada das empresas, auxiliando na otimização de processos. Neste contexto, saber como fazer uma implantação de ERP correta tornou-se um passo fundamental para garantir uma gestão eficiente no negócio.

sistema de gestão pode contribuir para um salto no dia a dia administrativo ao automatizar tarefas, padronizar operações e melhorar o fluxo de informações.

De acordo com a Microsoft, 93% das pequenas e médias empresas afirmaram sentir que as transformações digitais aceleraram em seus negócios recentemente.

A agilidade das mudanças é uma realidade do mercado, que pode vir acompanhada por evoluções importantes, como ERPs mais completos, mas também pode trazer desafios de adaptação para as empresas.

Para aproveitar todos os benefícios dos sistemas de gestão, acompanhe este artigo, que traz os passos necessários para uma implantação de sucesso.

 

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5 pontos importantes para uma implantação de ERP de sucesso

A implantação do sistema ERP (Entreprise Resource Planning) é um movimento muito importante para o negócio e, por trazer novas perspectivas, é fundamental analisar e planejar todos os detalhes que antecedem um investimento desse nível.

Conseguir identificar se o ERP é a solução que, de fato, se encaixa nas demandas que seu negócio enfrenta no momento e se a maioria das suas expectativas serão atendidas pela ferramenta, é primordial para um uso eficiente da tecnologia.

A seguir, falaremos sobre alguns meios de facilitar essa transição.

1. Bom planejamento

Existe um método capaz de executar planejamentos conhecido como SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant and Time based), que pode ser traduzido como específico, mensurável, alcançável, realista e baseado em prazos.

Essa abordagem pode ajudar a classificar as metas que se deseja atingir com a implantação de ERP, servindo como base para um planejamento mais assertivo.

Para isso, são consideradas as formas que esses resultados serão atingidos e mensurados, se farão uma diferença realmente relevante e se o tempo para adequação será suficiente.

2. Infraestrutura preparada

Não é apenas fundamental listar as seções da sua empresa que precisam ser otimizadas e, consequentemente, as funcionalidades que o sistema precisa oferecer. É importante que esse sistema se adapte aos seus processos.

Vale lembrar que os modelos de hospedagem da solução têm impacto direto sobre a atuação do software ERP.

Por isso, avaliar se a infraestrutura comporta o sistema de gestão empresarial é crucial. Aqui, a escalabilidade é um ponto a se prestar atenção, o que também se aplica a opções de atualizações e personalizações.

Afinal, as necessidades e até mesmo os objetivos da sua empresa podem mudar com o tempo, e não é interessante estar preso indefinidamente com um escopo fixo.

3. Migração de dados

Depois de fazer o planejamento inicial e ponderar qual formato de hospedagem é o melhor para o seu negócio, é hora de colocar em prática a migração de dados de forma gradual.

Uma transição amena e em ritmo suave é indicada devido à grande mudança que a adoção do ERP significa, principalmente se for a primeira vez que a empresa está lidando com uma solução desse nível.

Busque entender quais dados são essenciais para o bom andamento de todos os setores do negócio e cuide para que estejam seguros.

Contar com um ERP que lide com dados incorretos e quebrados é perda de tempo e dinheiro, pois o software perde sua função – que é exatamente organizar esse banco de dados.

Uma falha nessa etapa pode resultar em grandes prejuízos para toda sua operação, já que é impraticável fazer a correção de dados imprecisos depois da implantação.

4. Gestão de equipe e mudança de abordagem

Não é novidade que o processo de implantação de ERP termine, de fato, com a instalação do sistema escolhido.

Depois de concluir essa fase, é de extrema importância realizar um treinamento direcionado à sua equipe para garantir que todos saibam utilizar a tecnologia. Com isso, é possível deixar a adaptação muito mais fluida, sem prejudicar o andamento dos processos.

Essa capacitação, por sinal, deve ser feita antes da finalização da implantação e antes que o sistema comece a rodar, uma vez que o investimento é muito valioso e precisa ser feito de maneira cuidadosa para toda a sua empresa.

 

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5. Conte com um suporte constante

A implantação de ERP é o primeiro passo para utilizar a tecnologia, mas o sistema precisa de um acompanhamento constante para evitar problemas.

Isso envolve revisões periódicas para garantir que o funcionamento está correto, bem como atualizações frequentes para acompanhar as mudanças do mercado.

Com os avanços cada vez mais rápidos no desenvolvimento tecnológico, essas atualizações costumam ser constantes e, por isso, contar com um suporte técnico é fundamental.

O time especializado também pode contribuir para a manutenção do sistema de maneira mais eficaz, identificando possíveis falhas com agilidade e evitando problemas que possam prejudicar a gestão do seu negócio de alguma forma.

Quais problemas são eliminados com um sistema ERP?

A função do ERP é facilitar o gerenciamento de informações de diferentes setores, centralizar dados e, a partir disso, contribuir para uma gestão geral mais eficiente.

Na prática, o sistema ajuda a reduzir ou eliminar problemas como:

  • retrabalhos;
  • tarefas repetitivas;
  • processos manuais;
  • erros nos processos diários;
  • tempo na execução de tarefas;
  • custos operacionais desnecessários;
  • tempo de resposta no atendimento a fornecedores e clientes.

 

Quais ganhos sua empresa terá após a implantação do ERP?

Implantar um sistema de ERP na empresa significa ter uma base centralizada de dados, automatizar tarefas e acompanhar operações com mais eficiência, além de ser uma oportunidade para integrar diversos setores do negócio.

A tecnologia pode trazer muitos ganhos para a empresa de maneira geral, contribuindo diretamente para o seu sucesso no mercado. Entre os benefícios, podemos destacar:

  • confiabilidade dos dados;
  • tomada de decisões mais assertivas;
  • organização do fluxo de informações;
  • aumento na produtividade dos colaboradores;
  • acesso a relatórios mais completos e eficientes.

ERP é com a Magistech

Se destacar no mercado é um desafio e tanto. De acordo com o estudo encomendado pela Microsoft, destacado logo no início deste conteúdo, 40% das empresas entrevistadas afirmaram ainda ter que investir em tecnologia.

Para manter a vantagem competitiva, contar com uma solução que otimiza a rotina, fortalece o trabalho do gestor e oferece novas perspectivas aos colaboradores é um ponto de virada para a sua empresa.

Esse é o caso do sistema de gestão desenvolvido pela Magistech, o ERP Magis, um software totalmente integrado e pronto para otimizar o processo de gestão de indústrias, distribuidoras, cooperativas, empresas de atacado e varejo, transportadoras e laticínios.

Nossas soluções estão preparadas para crescer junto com o seu negócio, se adaptando a diferentes fases e atendendo os mais diferentes tamanhos de empresas.

Da gestão financeira a administração de compras e ao business intelligence com indicadores de desempenho, o sistema integra as funcionalidades essenciais para processos mais eficientes.

Conheça o sistema de gestão da Magistech e descubra como ele contribui para a otimização do seu negócio.

Saiba como o ERP faz a transformação digital nas empresas

Saiba como o ERP faz a transformação digital nas empresas

Um ERP tem se mostrado um aliado para acelerar a jornada de transformação digital das empresas. Os softwares mais modernos, além de contribuírem com a digitalização do negócio, são capazes de transformar a gestão das organizações.

Da mesma forma que as empresas devem aprimorar a gestão operacional, a transformação digital nas empresas implica também em mudança cultural, inovação dos modelos de negócios e adaptação de processos para atender aos novos desafios do mundo digital.

Então, implantar um ERP e adotar recursos tecnológicos avançados são essenciais para a relevância das empresas em um mercado competitivo, com consumidores mais exigentes e um grande volume de dados e mudanças constantes.

Recapitulando: o que é o ERP e quais são os seus benefícios?

O ERP (Enterprise Resource Planning), em português, Planejamento de Recursos Empresariais, é conhecido como um sistema integrado de gestão empresarial. A ferramenta conecta dados, recursos e processos dos departamentos de uma empresa, tornando possível gerenciar finanças, estoque, compras, vendas, produção e muito mais, em um único ambiente.

Seja um negócio varejista ou atacadista, uma indústria, empresas do agronegócio ou prestadores de serviços, o ERP simplifica o fluxo de trabalho e fornece aos gestores e demais profissionais uma visão abrangente da sua organização.

Conheça a seguir os principais benefícios de um sistema ERP para o sucesso da sua empresa:

  • Centraliza os dados em uma única plataforma;
  • Elimina o uso de inúmeras planilhas e sistemas;
  • Potencializa a colaboração entre equipes, agilizando o acesso e a troca de informações;
  • Automatiza as tarefas manuais, sendo possível executar mais tarefas, em menos tempo e com qualidade;
  • Elimina ou reduz erros e evita o retrabalho;
  • Permite que as áreas conversem entre si com a integração dos processos,  otimizando o operacional;
  • Aumenta a produtividade e a eficiência operacional;
  • Apoia a tomada de decisões com relatórios e a visão ampla dos recursos e as rotinas das áreas;
  • Libera tempo para atividades estratégicas e de maior valor agregado.

 

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Como o ERP se encaixa na transformação digital?

O ERP já pode ser considerado uma solução chave para a transformação digital, apenas por facilitar a digitalização no nível operacional, ou seja, por converter as informações do formato analógico para o digital e conectar a tecnologia aos processos existentes.

Entretanto, a transformação digital nas empresas exige mais, começando por uma mudança na cultura organizacional. Apesar de 63% dos entrevistados de um estudo da Red Hat declararem como bem sucedida a modernização de suas culturas no local de trabalho em 2021, “a aceitação cultural da transformação digital é o maior obstáculo enfrentado pela maioria das organizações”, aponta a pesquisa, publicada pela Harvard Business Review, em 2022.

A mudança cultural vem ao encontro da compreensão de uma nova sociedade. O Boletim de Tendência do Sebrae (2021) fala em “Sociedade 5.0”. Este conceito está centrado no ser humano e aponta as tecnologias como ferramentas a serviço de todos. Logo, as empresas precisam ir além da digitalização para se manterem competitivas e se inserirem na dinâmica da indústria 5.0, que valoriza qualidade de vida, inclusão e sustentabilidade.

O caminho é a integração digital para a excelência operacional e para descobrir novas ideias de negócio, para que gestores e líderes possam desenvolver o pensamento criativo, da mesma forma que buscam melhorar os processos operacionais.

Neste contexto, os ERPs  são capazes de contribuir, tanto com a gestão dos aspectos operacionais quanto gerenciais e estratégicos, para agregar valor aos negócios. Tudo isso com agilidade para acompanhar as rápidas mudanças do mercado.

Quais são os benefícios do uso de um ERP na jornada de transformação digital?

A experiência do cliente é determinante para o sucesso das organizações. Por isso, as empresas precisam ter um back-office organizado com processos consistentes para impactar positivamente a jornada de compra.

Dessa forma, o ERP tem um papel estratégico na transformação digital das empresas. É uma solução abrangente para a  produtividade e eficiência operacional, possibilitando aos gestores e suas equipes focar em criatividade, estratégia e decisões essenciais para alavancar o crescimento da empresa.

Inteligência de negócio

Um ERP com aplicação de Business Intelligence (BI) é a solução ideal para obter insights valiosos para fundamentar as decisões estratégicas. Por meio de relatórios e análises gerados com BI, é possível identificar tendências e oportunidades de melhorias, mapear sazonalidades, mitigar riscos e fazer projeções de resultado para apoiar a tomada de decisão.

Em resumo, confira a seguir os principais benefícios proporcionados pelo uso do ERP na jornada de transformação digital:

  • Revisitar os processos continuamente para adequá-los às novas demandas de mercado;
  • Aprimorar e facilitar os fluxos de trabalho, conferindo maior eficiência operacional;
  • Obter inteligência de dados para inovar e desenhar estratégias assertivas;
  • Inovar e resolver problemas para uma experiência focada no cliente;
  • Diferenciar e criar valor para os consumidores;
  • Agilizar e obter precisão para tomar decisões seguras;
  • Reduzir custos e causar menos danos ao meio ambiente.

Como o ERP Magistech impulsiona a transformação digital?

Um sistema de gestão integrado, flexívelfocado na geração de dados inteligentes. Este é o ERP Magis, que confere aos clientes mais eficiência, processos otimizados e gestão assertiva dos seus negócios.

O ERP já conta com soluções avançadas, como o Magis BI:

  • O BI, um recurso nativo do ERP Magistech, trata um grande volume de dados com segurança e gera relatórios gerenciais para apoiar a tomada de decisão.

Como vimos, a transformação digital é um caminho essencial para as empresas alcançarem o sucesso no mundo empresarial. E não estamos falando em algo futurístico. Acelerado pela pandemia, o ambiente digital já é parte da rotina das pessoas: trabalho remoto ou híbrido, crescimento do e-commerce, serviços públicos digitalizados e bancos virtuais são alguns exemplos.

Nesse contexto, o ERP é um aliado para a jornada de transformação digital nas empresas para organizar seu back-office, otimizar recursos e processos e nortear a tomada de decisões. Com isso, as empresas podem impulsionar seu crescimento, melhorar a eficiência operacional e obter uma vantagem competitiva.

Experimente o ERP Magis e fortaleça a estratégia de transformação digital da sua empresa.

Saiba com fazer o controle de estoque e vendas de forma otimizada

Saiba com fazer o controle de estoque e vendas de forma otimizada

A capacidade de fazer o controle de estoque e vendas efetivamente de um negócio é essencial para garantir a eficiência operacional, a satisfação do cliente e a maximização dos lucros.

O gerenciamento adequado dessas áreas pode impulsionar o desempenho e o crescimento da empresa. Um controle de estoque e vendas preciso e detalhado pode evitar problemas como excesso ou falta de estoque e perdas financeiras.

Portanto, é importante saber quais são os principais pontos relacionados ao controle de estoques e vendas, desde a definição desses conceitos até as estratégias práticas para um controle efetivo.

O que é o controle de estoques e vendas?

O controle de estoque e vendas trata-se de um conjunto de atividades e estratégias voltadas para acompanhar e gerenciar de forma sistemática e organizada as informações relacionadas aos produtos disponíveis em estoque e às vendas realizadas.

No que diz respeito ao estoque, o controle envolve o registro detalhado de todas as mercadorias armazenadas, incluindo informações como quantidade, descrição, localização física e valor.

Por sua vez, o controle de vendas refere-se ao acompanhamento e registro das transações comerciais realizadas pela empresa. Isso inclui a identificação dos clientes, o registro de vendas por produto, data, valor, forma de pagamento e demais informações relevantes.

Ao manter um controle preciso e atualizado desses dois elementos-chave do negócio, é possível tomar decisões embasadas, antecipar demandas, evitar perdas e obter vantagem competitiva no mercado.

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Qual é a relação entre estoque e vendas?

A relação entre estoque e vendas é estreita e crucial para o sucesso do negócio. O estoque representa o ativo da empresa, enquanto as vendas são responsáveis por gerar receitas.

Além disso, a relação entre estoque e vendas também está diretamente ligada à gestão de fluxo de caixa da empresa. Um estoque excessivo pode amarrar capital que poderia ser utilizado em outras áreas do negócio, como investimentos em marketing, desenvolvimento de novos produtos ou até mesmo em melhorias no atendimento ao cliente.

Por outro lado, um estoque inadequado pode levar a atrasos nas entregas ou até mesmo à impossibilidade de atender às demandas dos clientes, o que pode impactar negativamente a reputação e a fidelização deles.

Qual é a importância do controle de estoque e vendas?

Conforme dito anteriormente, o controle de estoques e vendas permite a gestão adequada dos materiais, evita problemas, como a falta de produtos ou o excesso de estoque, e contribui para a melhoria do desempenho operacional e financeiro do negócio.

Um bom controle de estoque evita a perda de clientes devido à falta de mercadorias ou matérias-primas e ajuda a reduzir os custos relacionados à armazenagem.

O objetivo final é garantir que a empresa esteja preparada para atender às demandas do mercado, oferecendo produtos ou serviços de qualidade, ao mesmo tempo em que otimiza os recursos disponíveis.

Outra vantagem significativa desse monitoramento é a capacidade de criar promoções mais eficazes e precificar os itens com mais facilidade. Ao acompanhar as saídas do estoque, é possível identificar quais produtos têm maior demanda e quais têm menor saída, permitindo um planejamento mais estratégico das compras.

Essas informações também facilitam a criação de promoções direcionadas e fortalecem o poder de negociação com fornecedores em relação a prazos e preços.

É importante ressaltar que a gestão adequada de estoque também está relacionada à conformidade legal. A presença de produtos vencidos ou fora do prazo de validade pode resultar em multas e até mesmo no fechamento do estabelecimento, caso seja identificado pela Vigilância Sanitária.

Como fazer um controle de estoque e vendas efetivo?

Para alcançar um controle de estoque e vendas efetivo, é necessário seguir algumas etapas e adotar práticas adequadas.

Realize um inventário de estoque

O primeiro passo é realizar um inventário de estoque, que consiste na listagem de todos os produtos estocados e as quantidades.

Essa atividade deve ser atualizada constantemente, registrando as entradas e as saídas de produtos, assim como as datas de movimentação.

Treine os colaboradores

É recomendado oferecer treinamentos para garantir que todos entendam as regras e os procedimentos adequados para o controle de estoque e vendas.

Além disso, é essencial designar um líder responsável por acompanhar e supervisionar o trabalho dos colaboradores nessa área.

Otimize o estoque

Um estoque efetivo deve estar em equilíbrio, sem excessos ou faltas de produtos. Para isso, é necessário conhecer o giro de estoque, as preferências dos consumidores e as possibilidades reais de venda.

Vale lembrar que o inventário realizado é uma ferramenta importante para analisar a situação real do estoque e identificar sazonalidades e padrões de saída.

Estabeleça margem de perdas e danos

Mesmo com um controle mínimo, é inevitável que ocorram perdas em determinados momentos, como produtos com validade vencida.

É importante estabelecer uma margem de perdas e danos e se esforçar para mantê-la dentro desse limite.

Calcule os custos de armazenamento

É necessário calcular todos esses custos e buscar alternativas para reduzi-los, como otimizar o espaço de armazenamento e melhorar a eficiência operacional.

O controle de estoque e vendas em pequenas empresas envolve diversos custos, como espaço utilizado, equipe dedicada, sistemas adotados, perdas e danos, entre outros.

Promova os produtos parados

Os produtos que estão parados no estoque, ou seja, com baixo giro de vendas, devem ser alvo de uma estratégia específica para evitar prejuízos maiores.

É recomendado promover esses produtos, oferecendo descontos ou outras promoções para incentivar sua saída.

Automatize o controle de estoque e vendas

Para agilizar o processo de controle de estoque e vendas, é importante automatizá-lo, utilizando um sistema que registre automaticamente todas as movimentações e integre as informações com outros setores, como financeiro, vendas e fluxo de caixa.

Existem diversas formas de realizar o controle de estoques, desde métodos simples, como o uso de planilhas, até sistemas mais avançados e automatizados como um ERP.

ERP Magis para controle de estoque e vendas

No controle de estoque e vendas, o ERP Magis oferece recursos para acompanhar de forma precisa e automatizada todas as movimentações de mercadorias.

Isso inclui registrar entradas de produtos, saídas para vendas, transferências entre filiais ou unidades, devoluções, ajustes de inventário e muito mais.

Com esses dados atualizados em tempo real, é possível manter um inventário preciso e evitar problemas como falta ou excesso de estoque.

Essas informações ajudam na tomada de decisões estratégicas, como identificar produtos com baixo desempenho, ajustar políticas de compras e otimizar a armazenagem.

No contexto das vendas, o ERP Magis oferece uma visão abrangente do processo, desde o registro do pedido até a entrega do produto ao cliente.

Também é possível registrar pedidos de vendas, emitir faturas, gerenciar preços e descontos, controlar devoluções e analisar o desempenho das vendas. 

Essas informações fornecem uma visão completa das atividades comerciais, ajudando a identificar oportunidades de crescimento, avaliar a rentabilidade dos produtos e tomar decisões embasadas.

Além disso, o ERP Magis permite a integração com canais de vendas online, como e-commerce, sincronizando automaticamente as informações de estoque e atualizando as vendas realizadas por esses canais.

Em resumo, o sistema ERP da Magistech é uma ferramenta poderosa para o controle de estoque e vendas, auxiliando empresas a alcançarem maior eficiência operacional e reduzirem custos, melhorando a satisfação do cliente e impulsionando o crescimento do negócio.

Você sabe o que é PDV e a importância dele para o seu negócio?

Você sabe o que é PDV e a importância dele para o seu negócio?

Você sabe o que é PDV? Ele está relacionado ao ponto de venda, podendo se referir à loja física, virtual, consultores de venda ou até mesmo ao caixa do estabelecimento comercial. É, portanto, onde o consumidor tem contato direto com os produtos ou serviços e onde as vendas são finalizadas.

Os diferentes segmentos que existem possuem definições distintas sobre o PDV, como é o caso da indústria, em que o ponto de venda pode ser tanto o distribuidor quanto as lojas que comercializam os produtos para o consumidor final. Veja a seguir o que é PDV e como a tecnologia pode inovar seu ponto de venda!

O que é PDV?

O PDV, sigla para ponto de venda, que pode ser tanto um lugar físico quanto online, onde são comercializados produtos e serviços, é uma ferramenta que ajuda a facilitar a rotina de vendas dos negócios.

Conhecido também como sistema de frente de caixa, o PDV é um sistema que registra todas as vendas que acontecem em seu negócio, além de emitir notas e cupons fiscais. É considerado um sistema completo para a gestão de vendas, pois permite que você não só registre as transações, mas também consiga oferecer diferentes meios de pagamento, integrar com outras áreas do negócio e muito mais.

Ou seja, é uma forma de utilizar a tecnologia ao seu favor e otimizar a rotina de vendas, integrando as transações e compartilhando informações com outras áreas, como estoque, contabilidade e financeiro.

Como funciona um sistema de PDV?

Um sistema de vendas PDV realiza a automação de processos no ponto de venda para otimizar sua gestão. Assim, todas as atividades são integradas, facilitando o trabalho dos colaboradores e dá mais qualidade para o atendimento dos clientes.

Isso porque o sistema para loja PDV possui diversas funcionalidades que ajudam na gestão do negócio em tempo real. Desde a emissão de documentos fiscais até a gestão de estoque, o software mantém todas as operações no PDV em um único lugar para facilitar a gestão.

Funcionalidades

A otimização e qualidade nos processos fornecidos pelo sistema PDV vem na maioria das suas funcionalidades. Abaixo, destacamos quais são elas:

  • Controle financeiro: a gestão de controle financeiro se torna mais efetiva com o PDV. Isso porque você controlar todas as entradas e saídas em tempo real, além de acompanhar o fluxo de caixa;
  • Emissão de nota fiscal: uma das principais funcionalidades do PDV e que agiliza muito a rotina é a emissão de nota fiscal. Você consegue emiti-las em poucos cliques, sem a burocracia do trabalho manual.
  • Gestão de estoque: o controle de estoque é fundamental para todos os tipos de negócio. Com o PDV, por exemplo, você consegue integrar todos os itens em estoque com a frente de caixa. Atualizando em tempo real o que tem ou não e o que precisa ser reposto.
  • Frente de caixa: o PDV torna o momento da compra muito mais simples e rápido. Dessa forma, você evita problemas no caixa ou com os clientes.  

Principais vantagens de um sistema PDV

Contar com um sistema como o PDV pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, principalmente ao integrá-lo ao seu software ERP Magis. As operações passam a funcionar de forma mais alinhada, otimizando a rotina de trabalho. Veja a seguir as principais vantagens desse sistema.

Melhor gestão do estoque

Com o PDV é possível integrar o sistema ao estoque, assim, quando um item for vendido, o estoque é automaticamente atualizado. Essa funcionalidade proporciona mais controle sobre o nível do estoque, evitando a falta de mercadoria.

Desse modo, quando um produto estiver acabando, é possível visualizar no sistema com antecedência para fazer a compra e repor em tempo hábil. Esse controle do estoque também evita que a mercadoria fique muito tempo parada, já que é possível visualizar a data de entrada do item.

Mais controle financeiro

Pela sua funcionalidade de emissão e registro de notas fiscais, o sistema de ponto de venda auxilia a manter um controle financeiro e fiscal do seu negócio. A tecnologia permite ter um registro sobre as vendas efetuadas e dos valores a serem recebidos.

Com a automatização do envio dos dados fiscais para o departamento responsável, é possível se manter em dia com mais facilidade. Assim, evitam-se erros que podem gerar retrabalho para a contabilidade.

Agilidade no atendimento

Contar com uma tecnologia para o PDV também permite que você ofereça um atendimento mais rápido para seus clientes, devido à automatização de processos. Ao invés de ter que lidar com diversos equipamentos diferentes ou com um sistema lento, que pode gerar filas, você dispõe de um software ágil, onde é possível executar todos os procedimentos de frente de caixa.

Portanto, além de facilitar o trabalho de seus colaboradores, seu estabelecimento também estará sempre com caixas livres para atendimento rápido. Essa facilidade faz toda a diferença no dia a dia dos consumidores.

A importância de contato com a tecnologia na gestão

Além de saber o que é PDV e qual sua importância, é preciso também entender todas as possibilidades que sistemas de gestão podem oferecer para sua empresa. Seja seu negócio de pequeno ou médio porte, contar com um software para otimizar a gestão proporciona uma vantagem competitiva frente à concorrência.

A tecnologia permite também mais organização na contabilidade do seu negócio, já que possibilita obter relatórios e previsões para que você faça um planejamento de contas a pagar e receber. Isso evita o uso de planilhas que obrigam a introdução dos dados de maneira manual, atividade suscetível a erros.

Experimente o software de gestão da Magistech e encontre funcionalidades que tornam as atividades diárias mais rápidas e eficientes. É possível que você se concentre mais em estratégias para o desenvolvimento do seu empreendimento, ganhando tempo.

Entenda porque você deve automatizar os processos do seu laticínio

Entenda porque você deve automatizar os processos do seu laticínio

O agronegócio investe muito em tecnologia e automação para facilitar as atividades do dia a dia. Assim como na indústria, os processos de logística e o relacionamento com o produtor rural de laticínios, cooperativas de leite e transportadores também podem – e devem – evoluir e acompanhar as tendências tecnológicas de automatização.

Como funciona a automatização de coletas de leite?

Nas indústrias que já possuem um sistema de gestão (ERP), é de extrema importância contar com um soluções que possa ser integradas ao sistema para manter todas as informações relevantes sobre as coletas diárias dos transportadores.

A Magisetch conta com o Magis Coleta e o Magis Produtor, aplicativos específico para empresas ligadas ao ramo leiteiro. Através deles, todas as informações sobre produtores e andamento de coletas são enviadas automaticamente, e em tempo real, para o sistema MagisTi, acelerando os processos de armazenamento de dados que antes eram manuais.

 

Magis Coleta e Magis Produtor

 

Vantagens de usar o as soluções da Magistech para organizar os processos em laticínios:

  • Agilidade em todos os processos
  • Segurança nas operações
  • Organização de dados
  • Planejamento e otimização de rotas
  • Acesso a todas as informações relevantes
  • Controle de processos e datas
  • Utilização offline
  • Comprovante de coletas de leite
  • Identificação do produtor com QR Code
  • Gerenciamento de segurança
  • Georreferenciamento

Agora que você conhece todas as vantagens de automatizar os processos de coleta de leite, entre em contato e leve essa solução para sua empresa!

Mercado Lácteo – confira os indicadores do preço do leite para abril

Mercado Lácteo – confira os indicadores do preço do leite para abril

O preço do leite ao produtor aumentou 2,5% em fevereiro, refletindo os estoque industriais relativamente baixos e produção limitada. O preço médio nacional foi de R$ 2,73 por litro, acumulando expressiva alta de 23,4% nos últimos 12 meses.

A relação de troca leite/mistura sofreu pequena melhora em relação a janeiro e se encontra mais favorável que em fevereiro dos últimos dois anos. Foram necessários 42,4 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 55,1 litros observados em fevereiro/22.

No varejo, o preço da cesta de lácteos quase não variou em março/23. Em 12 meses o aumento atinge 17,7%, muito superior à inflação brasileira, medida pelo IPCA, que registrou 4,7%.

 

Mercado Lácteo - confira os indicadores do preço do leite para abril

Mercado Lácteo - confira os indicadores do preço do leite para abril (2)

 

As importações brasileiras de leite alcançaram o equivalente a 203 milhões de litros em março/23, o que representa cerca de 10% da produção nacional de leite inspecionado. Em relação ao mesmo mês do ano passado, as importações foram bem superiores.

As exportações, por outro lado, sofreram queda na comparação com março do ano passado. O volume embarcado no último mês foi de apenas 5,1 milhões de litros-equivalentes.

Nos primeiros três meses de 2023, o déficit na balança comercial de lácteos foi de US$ 233 milhões, com volume equivalente de 484 milhões de litros de leite.

O preço internacional do leite em pó integral fechou o início de abril cotado a US$ 3.053/tonelada, indicando uma queda de 30% em relação a abril de 2022. Na mesma base de comparação, o leite em pó desnatado registrou recuo de 43%, comercializado a US$ 2.579/tonelada.

 

Fonte: Boletim Indicadores Leite e Derivados. Ano 14, nº 140 – Abril/2023